"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

domingo, 16 de junho de 2013

Rambutan, Rambutão, Rambutã ... fruta da Malásia em Jequié


Em Jequié, cidade do sudoeste do Estado da Bahia, o fruto conhecido como Rambutan, Rambutão, Rambutã, vem sendo cultivado, com exito, também em nossas terras.

Originária da Malásia, é um fruto da família botânica das Sapindaceae, conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutan se adaptou muito bem ao clima do Norte do Brasil, sendo cultivada principalmente em Rondônia, Amazonas e Pará. 

Na natureza, a árvore alcança até 24 metros, em cultivo ela pode atingir até 12 metros de altura. A casca do fruto saem pelos típicos, apesar da aparência, são macios. 

Essa fruta que lembra a Lichia ainda é pouca conhecida no país. É rica em vitamina C e B3, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo e ferro.

Dentre seus princípios ativos estão, saponinas, taninos e alcalóides. Auxiliam na redução da taxa de colesterol e triglicerídeos; efeito imunogênico; redução da produção de amônia e controle de parasitas.

O extrato da raiz é comumente utilizado para tratar febre e as folhas para aliviar as dores de cabeça.

Fonte: 








terça-feira, 11 de junho de 2013



"Dizem os entendidos que viajar é importantíssimo para a formação do espírito, no entanto não é preciso ser-se uma luminária do intelecto para perceber que os espíritos, por muito viajeiros que sejam, precisam de voltar de vez em quando a casa porque só nela é que conseguem ganhar e conservar uma ideia passavelmente satisfatória acerca de si mesmos". (José Saramago. A Caverna, p. 270)