"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CRUZEIRO À EUROPA - PENÚLTIMA NOITE

Penúltima noite no cruzeiro. Um belo espetáculo de despedida foi apresentado pela companhia de entretenimento do navio. Durante o show, algumas orientações eram transmitidas acerca dos procedimentos com o nosso desembarque. 

Como, por exemplo, que todas as bagagens deveriam ser colocadas nas portas das cabines e identificadas por etiquetas coloridas.  

Os nossos passaportes seriam devolvidos nas referidas cabines já com o visto de entrada à Europa. Já que os mesmo ficam retidos no momento do check in e são substituídos por um crachá que nos dá acesso ao navio e ao mesmo tempo são chaves para as nossas cabines, individualizados.

As prestações de contas das despesas com bares, lojas e consumos internos, também poderiam serem pagas no balção da recepção do navio, entre outros avisos.   




Todo o corpo de dança, cantores, acrobatas, malabaristas, etc, estavam envolvidos no espetáculo. 








No final foi apresentado parte da tribulação que nos acompanhou durante toda a viagem, desde o chefe da cozinha até o comandante daquela embarcação.  










CRUZEIRO À EUROPA - AJACCIO, FRANÇA

Em, 03/04/2015, chegamos na ilha de Córsega, na cidade de Ajaccio, pertencente a França. 

Ajaccio é famosa por ser a cidade natal de Napoleão Bonaparte, nascido em 1769; não há nesta cidade uma única edificação que não prove testemunho da sua vida.




A beleza natural deu fama à Corsega de inúmeras possibilidades de passeios para conhecer melhor desta ilha selvagem e montanhosa, a exemplo do Centro de Proteção às Tartarugas, A Cupulatta e/ou um tour panorâmico pela floresta Vizzavona. 


O porto é situado na parte antiga da cidade e uma caminhada através da história e do patrimônio de Napoleão é de fácil acesso.  


Ancoramos por volta das 13:00 horas e seguiríamos para Gênova, nossa ultimo porto, e local de chegada às 19:00 horas.  



A praça Foch e a Catedral de Ajaccio, bem como a residência de Napoleão, estão todos na cercania do porto. 






Interior da Catedral

Fachada da Catedral de Ajaccio



Uma outra visita que poderá ser feita em Ajaccio é o Museu Fresch, uma construção encomendada pelo Cardeal Fresch, tio de Napoleão I por parte da mãe. Este museu é considerado um dos mais importantes museus da França devido ao seu grande acervo de pinturas italianas, como Tiziano, Veronese e Botticelli. Mas eu preferi conhecer um pouco mais da cidade, devido o pouco tempo disponível nela, cerca de 5 horas.  



A residencia de Napoleão hoje funciona um museu. 










Para conhecer melhor:

http://www.aproximaviagem.pt/n10/11_corsega.html



domingo, 17 de janeiro de 2016

CRUZEIRO À EUROPA - ILHA DE MAIORCA, ESPANHA

No dia, 02/04/2015, chegamos na cidade de Palma de Mallorca. Ilha pertencente a Espanha, uma terra de ricas belezas naturais, cuja cultura e tradição teve influência árabe. 
O porto fica situado próximo a área central da cidade. Uma grande avenida margeia a orla do mar mediterrâneo. 
o Barrio Gótico, localidade onde esta a belíssima catedral gótica, construída em 1230 sobre as fundações de uma antiga mesquita. 
Depois de deixar o porto fomos andando no sentido centro.






A três quilômetros do centro da cidade de Palma fica o Castelo de Bellver, local de proporciona uma fabulosa vista da cidade. Porém ficou para uma outra oportunidade. 



Outra tradição da ilha é a criação de imitações de pérolas. As pérolas de Maiorca são fabricadas na ilha desde o Século XIX e são famosas no mundo inteiro por sua qualidade; somente os especialistas conseguem identificar das pérolas verdadeiras. 





Palau de l´Almudaina (Palácio Real de La Almudaina




Antiga Mesquita, atual centro cultural


Catedral La Seu














O centro histórico de Palma de Mallorca tem ruas estreitas, originárias da Idade Média, seus palácios, igrejas e castelo contam histórias de diversas influências até ser conquistada pelos Catalães, em 1229.