Foto 02 - Vista panorâmica de Villafranca del Bierzo
Foto 05 - Igreja de Santigo de Villafranca del Bierzo
A cidade de Villafranca del Bierzo é a ultima localizada da província de León que possui uma boa estrutura de acolhimento ao peregrino.
Seu município ocupa parte da Reserva Nacional de los Ancares Leoneses, o que o propicia um clima moderado e unido. Villafranca também é conhecida na Espanha e em todas as partes por seu magnífico vinho.
Os Celtas foram os primeiros habitantes dessas terras, existindo ainda vestígios que atestam sua ocupação. Posteriormente chegaram os romanos para explorarem o ouro que existia em todo rio Burbia; rio que cruza o município.
A cidade remonta ao ano de 1070 quando os monges de Cluny* levantaram um mosteiro (hoje ocupado pela Colegiata) para servir de apoio aos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.
Em Villafranca Del Bierzo o peregrino que já percorreu as quilometragens exigidas pela Igreja de Santiago (100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta) pode receber na cidade a Compostelana, documento oficial que atesta a peregrinação. Na localidade se encontra um importante monumento religioso, a igreja de Santiago, em estilo românico, do século XII. No seu interior também é encontrada uma “Porta do Perdão”, verdadeira jóia da igreja onde os peregrinos podem receber os júbilos quando estão incapacitados para prosseguir o Caminho e chegarem a Santiago.
O monumento civil mais importante é o Castelo de Bierzo, construído no século XVI, pelo conde Pedro de Toledo. Foi tomado e destruído pelos franceses e ingleses durante a guerra pela sua independência. Atualmente é residência do compositor Cristóbal Halffter, natural de Villafranca del Bierzo.
Em Villafranca é que se encontra um dos albergues mais emblemático do caminho, o Ave Fênix, do lendário Jesus Jato.
(*) Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Cluny
Nenhum comentário:
Postar um comentário