"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

I - INTRODUÇÃO A ARQUITETURA BARROCA

A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Durante o século XVII até a primeira metade do século XVIII, ele expandiu-se por toda a Europa e foi ganhando, nos diferentes países, uma feição nacional, como é o caso da Espanha e dos Países Baixos, ma s não tardou a chegar também ao continente americano, trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa. Para entender melhor os acontecimentos desse século, é preciso buscar suas origens em fatos do século XVI. O mais importante deles foi sem dúvida a Reforma Protestante, que teve início na Alemanha e, a seguir, expandiu-se por muitos outros países.

Embora tenha sido um movimento de caráter religioso, a Reforma teve conseqüências que ultrapassaram as questões de fé, pois provocaram alterações em outros setores da cultura européia.

Um traço original do Barroco espanhol encontra-se na arquitetura, principalmente nas portadas decoradas em relevo dos edifícios civis e religiosos. A Igreja Católica queria proclamar o triunfo de sua fé e, por isso, realizou obras que impressionam pelo seu esplendor. Os arquitetos deixam de lado os valores de simplicidade e racionalidade e insistem nos efeitos decorativos.

Na arquitetura barroca, os conceitos de volume e simetria vigente no renascimento são substituídos pelo dinamismo e pela teatralidade. O produto desse novo modo de desenhar os espaços é uma edificação de proporções ciclópicas, em que mais do que a exatidão da geometria prevalece a superposição de planos e volumes, um recurso que tende a produzir diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.

Santiago de Compostela é um exemplo do barroco espanhol iniciado pelos Churrigueresco(1) de um acentuado excesso de ornamentação que se difundiu largamente por toda a América colonial. (Fotos 01 a 04)

A fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, na Bahia, considerada por alguns pesquisadores como um projeto de Gabriel Ribeiro, mostra um trabalho caprichoso de escultura decorando a arquitetura. As figuras de santos, anjos, atlantes e motivos florais esculpidos em pedra, juntamente com os balcões que revelam certas influencia do barroco espanhol, fazem desta obra a única no gênero no Brasil. (Foto 05)

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/churrigueresco

Nenhum comentário:

Postar um comentário