Realização do IV Encontro de Dirigentes da Pastoral Carcerária no Nordeste, em Salvador, "O Nordestão", nos dias 04 a 06 de novembro de 2011.
A benção inicial foi proferida por Dom Ottorino Assolari, Bispo da Diocese de Serrinha, referencial da Pastoral Carcerária Nordeste III .
Estiveram presentes representantes dos 9 Estados Nordestino
A mesa de abertura foi composta pela Juíza da vara de Execuções Penais da Comarca de Salvador, Dra. Andremara dos Santos, o promotor de Justiça da Bahia e o Presidente do Conselho Nacional de políticas Criminal e Penitenciária, Dr. Geder Luiz Gomes, entre outros.
Também estiveram presentes o Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária o Padre Valdir Silveira (a esquerda), a Vice-coordenadora Nacional, Irmã Petra Silvia Pfatter (no centro) e Padre Felip Cromheescke (Padre Felipe), da Pastoral de Salvador
Representantes da Pastoral de Jequié, Telma Maria, Pastoral da Criança e Carcerária (a esquerda); Dinalva Fonseca (Mãe Dica, no centro) da Pastoral Carcerária e Irmã Fátima Nery, da Pastoral Carcerária de Salvador.
Entre as atividades realizadas foram apresentados pelos representantes de cada estado uma experiência significativa na sua região.
Irmã Ana, representando o Estado do Ceará, apresentou a proposta da Terapia Comunitária.
O Frei Boaventura, representante do Estado do Maranhão.
Intervalos
Durante as apresentações dos trabalhos e oficinas foram sorteados para cada Estado um quadro pintado por detentos de diversas nacionalidades que participaram do Concurso Internacional dos Artistas Detentos.
O coordenador da Pastoral do Estado da Bahia, Francisco Carlos (Franco) da Pastoral de Jequié, (a esquerda) apresenta o quadro vindo do México.
No horário matutino do sábado foram trabalhadas as oficinas apresentadas pelos representantes dos Estados
Apresentação da Oficina sobre Terapia Comunitária administrada pela Irmã Ana da Pastoral carcerária do Ceará.
O Encontro foi realizado no CTL - Centro de Treinamento de Líderes de Itapuã, em Salvador
Área externa
Jardim interno
Restaurante
Representantes da Pastoral Carcerária de Jequié
No sábado à tarde foram trabalhados 5 (cinco) eixos temáticos sobre as possibilidades de evangelização e formação para a vida cristã nos carceres
Socialização das atividades pelos coordenadores de cada Estado
A noite tivemos como Momentos Culturais a apresentação da peça infanto-juvenil, representadas pelos filhos dos detentos que ficam no Centro Nova Semente da Pastoral Carcerária de Salvador,
dirigida pelo egresso e ator Fernando, do Conjunto Penal de Salvador
e um momento de descontração com a terapeuta comunitária Graça Farini, que preparou um momento de integração e compartilhamento.
Para encerrar as atividades da noite um momento de dança e boa música oferecido por Carlos Antonio de Magalhães, "Magal", coordenador da Pastoral Carcerária do Nordeste.
com a participação do agente da Pastoral de Pernambuco, Manuel Moura.
Irmã Lina, da Pastoral de Seabra
Início das atividades no domingo
Missa dominical conduzida pelo Padre Valdir - coordenador da Pastoral Nacional e auxiliada pelo Padres das diversas Pastorais Estaduais do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário