Madri ou Madrid é uma cidade moderna, dinâmica e festiva. Utilizada como porta de entrada para o velho continente europeu por muitas companhias aérea que decolam do Brasil, a cidade é conhecida por abrigar os melhores museus de arte do mundo, como o Museu do Prado, que guarda as maiores coleções de arte clássica da humanidade, no domingo a entrada é franca. O Centro de Artes Rainha Sofia possui a maior mostra de arte moderna da Espanha, no segundo andar uma sala especial exibe Guernica, de Pablo Picasso, provavelmente uma das maiores obras moderna do mundo e o Museu Thyssen-Bormemlaza completa a viagem pictórica.
Um rápido tour pode começar a partir da Plaza Mayor. Praça emblemática que possui nove entradas de acesso, serve como local de encontro e de referências para conhecer alguns pontos turísticos básicos da cidade, sede do reino espanhol.
Nas proximidades da praça encontram-se o Palácio Real e a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, o Mercado de San Miguel, o Restaurante Sobrino de Botin, entre outras atrações turísticas.
Plaza Mayor de Madrid
Arco dos Cuchilleros - Um das entradas para a Praça Mayor
O Restaurante Sobrino de Botin é considerado pelo Livro Guinness como o restaurante mais antigo do mundo em atividade. Para os turistas e visitantes que buscam um conhecimento mais além do que um turismo visual e que são apreciadores também de um turismo olfativo e gastronômico, o restaurente oferece um espaço simples porém com grande qualidade nos serviços e tradição. Outro espaço que merece uma visita nesse tipo de turismo é o Mercado de San Miguel
A localização do Restaurante como a do Mercado é bastante fácil, pois ambos estão localizados no lado oeste da Plaza Mayor na Calle de los Cuchilleros. Para localizar o restaurante basta identificar a conhecida porta chamada Arco de los Cuchilleros, uma escadaria que liga a praça a esta rua; logo o restaurante é avistado. Já o mercado, ele está situado na Plaza San Miguel a qual se chega a partir de uma outra saída da Plaza Mayor ou seguindo mesmo a Calle de los Cuchilleros.
A principal iguaria, do renomado restaurante, é o "Cochinillo asado". São pequenos leitões, com poucos dias de nascidos ou mês, assados e acompanhados com batatas assadas ao molho com ervas. O valor é bem acessível e vale pelo diferencial gastronômico. O escritor Ernest Hemingway, como apreciador da boa culinária, costumava comer por aqui e até o citou em um de seus livros.
"Conhece um restaurante chamado Botin? - perguntei ao barman.
- Sim, senhor. Quer que eu escreva o endereço?
- Obrigado.
Almoçamos no andar de cima, no Botin. É um dos melhores restaurantes do mundo. Comemos leitão assado e bebemos Rioja Alta. Brett não comeu muito. Comia sempre pouco. Eu fiz uma refeição copiosa e bebi três garrafas de Rioja Alta." O sol também se levanta / Ernest Hemingway; tradução, Berenice Xavier, - 6 ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p. 268
Entre outros personagens que passaram pelo restaurante está Goya, o famoso pintor espanhol. Conta-se que ele lavou pratos por aqui a fim de tirar sustento para seus estudos.
"Conhece um restaurante chamado Botin? - perguntei ao barman.
- Sim, senhor. Quer que eu escreva o endereço?
- Obrigado.
Almoçamos no andar de cima, no Botin. É um dos melhores restaurantes do mundo. Comemos leitão assado e bebemos Rioja Alta. Brett não comeu muito. Comia sempre pouco. Eu fiz uma refeição copiosa e bebi três garrafas de Rioja Alta." O sol também se levanta / Ernest Hemingway; tradução, Berenice Xavier, - 6 ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p. 268
Entre outros personagens que passaram pelo restaurante está Goya, o famoso pintor espanhol. Conta-se que ele lavou pratos por aqui a fim de tirar sustento para seus estudos.
Sub-solo do Restaurante Sobrino de Botín
O restaurante possui três andares. Um sob-solo, que é também local da adega, o pavimento térreo onde se encontra a cozinha cuja forno emana os melhores aromas a quase três séculos e o primeiro andar. O restaurante já passou par algumas reformas mas continua preservando a arquitetura original.
Térreo do Restaurante "Sobrino de Botín"
O Mercado de San Miguel é um dos últimos mercados coberto da cidade madrilena. Com estrutura de ferro e vidro o mercado passou por uma reforma por quase dois anos e voltou a funcionar em 2009. Hoje faz parte do centro velho da capital espanhole. No interior abriga dezenas de bancas de frutas, queijos, mariscos, sorvetes e outras infinidades de produtos e iguarias cenograficamente expostos.
Vista externa do Mercado de San Miguel
Interior do Mercado de San Miguel
Bancas no interior do Mercado de San Miguel
A Catedral de Santa Santa Maria a Real de Almudena, faz parte do conjunto arquitetônico no qual insere o Palácio Real de Madrid, também conhecido como Palácio do Oriente, situados no centro da cidade. A catedral possui vários estilos arquitetônicos entre o neoclássico, no exterior, e o neogótico na estrutura interior. A fachada principal fica na Plaza de Armería enfrente ao Palácio Real.
Fachada principal da Catedral de Madrid - Plaza de Armería
Interior da Catedral de Madrid
O Real Palácio de Madrid está situado na Plaza de Armería, região central de Madrid, é a residencia oficial do Rei da Espanha.
Fachada sul do Palácio Real de Madrid
A cidade de Madrid é palco de muitas manifestações, em 07 de maio de 2012, presenciamos a marcha reivindicatória sobre o direito do cultivo da cannabis sativa.
Manifestação pelo direito do cultivo da cannabis em Madrid
Um outro ponto turístico de Madrid e ao mesmo tempo curioso é o Templo de Debod. Trata-se de um templo dedicado aos deuses Amón e Iris que foi doado ao governo espanhol em agradecimento a ajuda prestada pela transposição do templo de Abu Simbel na década de 60. O templo é um dos poucos exemplares da arquitetura egípcia fora do Egito e é o único existente na Espanha .
Templo de Debod.
O templo de Debod estava situado ao sul do Egito na baixa Núbia, vale próximo ao rio Nilo. Ao ser transportado para Madrid, seus blocos de pedra por pedra, o templo recebeu uma fonte artificial em sua volta para simbolizar o rio Nilo. Esta aberto ao público desde 1972 e fica situado no lado lesta da Praça da Espanha.
Templo de Debod
Praça da Espanha, localidade que abriga o Templo de Debod
Lateral do famoso edifício Metropolis, centro de Madrid
PARA CONHECER MAIS:
Restaurante Sobrino de Botín: http://www.botin.es/
Mercado de San Miguel: http://www.mercadodesanmiguel.es/ e
http://www.mercadodesanmiguel.es/blog/
Catedral de Madrid: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Real_de_Madrid
Templo de Debod: http://www.madrid.es/UnidadWeb/Contenidos/EspecialInformativo/TemaCulturaYOcio/Cultura/MuseosMuni/TemploDebod/Publicaciones/FolEspaDEBOD.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário