"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Expedição ao Monte Roraima - 15 a 22/01/2011

Tepuis, são montanhas na língua dos indígenas Pemóns, que habitam a região, sejam elas pequenas ou grandes, arredondadas ou chapadas (Em forma de mesa, cujo o topo são relativamente planos). Trinta dessas montanhas se encontram na região conhecida como a Gran Sabana Venezuelana, dentro do Parque Nacional Canaima, com 30 mil quilômetros quadrados, considerado um dos mais extensos do planeta Terra. É administrado pelo Imparques, instituto ligado ao Ministério do Meio-Ambiente. Sendo assim, para subir ao Monte Roraima é necessário a autorização do instituto e obrigatório o acompanhamento de um guia indígena ou autorizado pela Aldeia Paraitepuy, de onde se inicia a caminhada (Fotos 01 e 02).

O mais famoso desses montes, o Roraima, situa-se exatamente entre as fronteiras da Venezuela, Guiana e Brasil. Tem 34 km2 de área e o ponto tríplice está a 2.723 metros (Foto 03). Conforme pesquisa de Rafael, disponibilizada no site mochileiros.com, a maior extensão do monte, 85%, pertence a Venezuela, 10% para a Guiana e apenas, 5% em solo brasileiro.

Herry Whitely, um ornitologista, depois de várias viagens ao Roraima, observa em 1884, uma borda inclinada, margeando o precipício vertical; o que pareceu-lhe uma possível passagem para o cume. Porém os esforços para cortar a floresta foram infrutífera. No mesmo ano, Siedel, um colecionador de orquídeas, alemão, junta-se a outras expedições na tentativa de explorarem a tal borda observada por Whitely. No entanto, visto de baixo, parecia intransponível: cerda de dois terços do caminho até a borda, descia um fluxo considerado de águas. Mesmo assim, Everand Thun e Harry Perkins, apesar de toda a dificuldade encontrada, conseguiram chegar ao topo. (Foto 04). O resultado positivo dessa primeira ascensão ao Roraima despertou crescentes interesses. A partir de então, por ser o único caminho, passou a ser utilizado por todas as expedições adeptas ao trekking.

O pacote padrão oferecido pelas agencias de turismo de aventura para o Monte Roraima dura seis dias. Com relação ao custo, as empresas da cidade venezuelana de Santa Elena de Uairen, tem melhores ofertas. Sendo três dias para a subida, um dia no topo e dois para o retorno. Porém o nosso grupo – Veredas: Grupo de Caminhadas da cidade de Salvador-Ba – optou pelo trekking de oito dias (Foto 05).

Segundo pesquisa de Verena, componente e coordenadora do grupo, um dia no topo seria muito corrido e suficiente, apenas, para conhecer poucos pontos de interesse. Com isso foi negociado mais dois dias no topo. Ficando assim:


1º dia: Deslocamento da cidade de Santa Elena de Uairen para a Aldeia Paraitepuy e início da caminhada até o acampamento no Rio Tek. (A depender da logística de cada agência são utilizados, no primeiro dia, os acampamentos próximos aos Rios, Tek ou Kukenan; porém nosso guia e equipe preferiram evitar o acampamento do rio Kukenan por existir maior quantidade do minúsculo mosquito Puri-puris, veraz mosquito da sabana venezuelana, bem como o Karapanan (a conhecida muriçoca);


2º dia: Trekking até o acampamento Base, já próximo a subida para a montanha;


3º dia: Subida e acampamento em alguns dos “hotéis” (Abrigos em que são montados os acampamentos); nossa equipe ficou no "hotel principal";


4º dia: Trekking até o acampamento no “hotel Coati” (em território brasileiro);


5º dia: Continuamos no hotel Coati. Caminhada até a localidade conhecida como Proa, Lago Gladys, Labirintos do Norte, entre outros pontos de interesse;


6º dia: Retorno a um dos hotéis próximo da descida da montanha;


7º dia: Descida e trekking até o acampamento do rio Tek;


8º dia: Do acampamento do rio Tek até a Aldeia Paraitepuy.

Foto 01 - Guia e equipe de apoio

Foto 02 - Aldeia Paraitepuy

Foto 03 - Marco tríplice - Venezuela / Guiana /Brasil


Foto 04 - Passagem para o Monte Roraima


Foto 05 - Grupo Veredas

Referências bibliográficas:

http://www.backpacker-tours.com/

http://www.mochileiros.com/monte-roraima-relato-e-pequeno-guia-mar-09-t34512.html

Contatos dos Guias

ysrrael@hotmail.com

oneroraima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário