É o título da exposição que circula em algumas capitais brasileiras desde março de 2010, trazida pelo Instituto Cervantes após acordo com o governo espanhol. A mostra integra parte do tesouro arqueológico de 1,5 milhões de anos de história da humanidade que se encontra guardado nos sítios arqueológicos da Serra de Atapuerca, localizada no norte da Espanha, em plano Caminho de Santiago.
O povoado de Atapuerca, próxima a cidade de Burgos, é tido como um valioso arquivo da evolução humana na Europa, cuja serra possui sítios arqueológicos de diferentes cronologias.
As jazidas da Serra de Atapuerca, principalmente “La Sima de los Huesos”, a maior já encontrada, guarda grande quantidade de ossos humanos. O tesouro arqueológico de Atapuerca possui mais de seis mil fósseis humanos, pertencente à no mínimo 28 espécies de indivíduos.
Contudo, os peregrinos que atravessam essa região por estarem com os pensamentos e os objetivos voltados para a sua peregrinação não dão devida atenção a localidade que em 30.11.2000 foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário