"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

II - As cidades e os símbolos - Ponferrada



[...] O castelo em Ponferrada não era a única marca da Ordem do Templo na Rota Jacobea. Criada pela decisão de nove cavalheiros que decidiram não retornar das Cruzadas, eles tinham em pouco tempo espalhado seu poder por toda a Europa e provocando uma verdadeira revolução de costumes no começo deste milênio. Enquanto a maior parte da nobreza da época se preocupava apenas em enriquecer às custas do trabalho servil no sistema feudal, os Cavalheiros do Templo dedicavam suas vidas, suas fortunas e suas espadas a apenas uma causa: proteger os peregrinos a caminho de Jerusalém, encontrando um modelo de vida espiritual que os ajudasse na busca da sabedoria” Paulo Coelho. O diário de um mago, p.201.

“[...] As doações de seus membros e de milhares de peregrinos agradecidos fizeram com que a Ordem do Templo acumulasse em pouco tempo uma riqueza incalculável, que mais de uma vez serviu para resgatar cristãos importantes seqüestrados por muçulmanos. A honestidade dos Cavalheiros era tão grande que reis e nobres confiavam aos Templários os seus valores, viajando apenas com um documento para comprovar a existência daqueles bens. Este documento podia ser trocado em qualquer Castelo da Ordem do Templo por uma soma equivalente, e deu origem às letras de cambio, que conhecemos até hoje”. Paulo Coelho. O diário de um mago, p.201.

“[...] Porém, como tudo que chega um pouco antes da época, os Templários começaram a ser olhados com desconfiança. O grande poder econômico passou a ser cobiçado pelos reis, e a abertura religiosa se tornou uma ameaça para a Igreja. Na sexta-feita, 13 de outubro de 1307, o Vaticano e os principais Estados europeus deflagraram uma das maiores operações policiais da Idade Média: durante a noite, os principais chefes Templários foram seqüestrados de seus castelos e conduzidos à prisão. Eram acusados de praticar cerimônias secretas que incluíam a adoração do Demônio, blasfêmias contra Jesus Cristo, rituais orgíacos e prática de sodomia com os aspirantes. Depois de uma série violenta de torturas, abjurações e traições, a Ordem do Templo foi varrida do mapa da história medieval”. Paulo Coelho. O diário de um mago. P.202.

Nenhum comentário:

Postar um comentário