"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Festa de Santa Bárbara - Salvador/Bahia



No dia 4 de dezembro a religiosidade do povo baiano serve, mais uma vez, como exemplo de tolerância ao mundo, quando uma santa católica comunga a mesma identidade de uma entidade essencialmente africana. É assim que católicos, adeptos do candomblé, umbanda e outras religiões celebram Santa Bárbara e Iansã numa das festas mais disputadas do calendário religioso de Salvador.

As comemorações inicia, como em outras festividades religiosas, com uma alvorada de fogos às 5 horas da manhã. As 7 horas, acontece na Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Pretos uma missa. Devido ao numeroso público, é realizada também uma missa campal as 10 horas, finalizando com uma procissão, quando a imagem de Santa Bárbara deixa a igreja seguindo em direção ao quartel de bombeiros na Barroquinha, onde faz uma parada para seguir adiante até o Mercado de Santa Bárbara onde é servido um caruru para a população.

O caruru de Santa Bárbara é realizado em diversas localidades da Cidade, alguns batem recorde na quantidade de quiabos anualmente. A devoção à Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros, enche as ruas de vermelho, incendiando as ruas com fé, regada a comida, samba-de-roda e muita cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário