"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

I - Monte Roraima

Foto 01 - Vista do Parque Canaima e Monte Roraima

Foto 02 - Grupo Veredas

Primeiro dia: 15 de janeiro de 2011

Chegamos em Boa Vista por volta das 03:00 horas da manhã e já encontramos o veículo da agencia Adventure Tours (http://www.adventuretours.com.ve/) nos esperando no aeroporto (Foto 03).

Seguimos viagem pela BR 174 rumo a Pacaraima, a última cidade brasileira antes da fronteira com a Venezuela. São 220 km e a paisagem inicial é de cerrado, pontilhada por buritis, árvore característica dessas localidades. Em Pacaraima fica o posto da Polícia Federal Brasileira onde registraram e carimbaram nossos passaportes, autorizando nossas saídas do país. De volta ao veículo passamos pelo marco simbólico da fronteira Brasil-Venezuela (Foto 04) e chegamos a Aduana Venezuelana, local para o registro e carimbo de entrada naquele país. Depois de alguns minutos na fila, nossa agente de turismo acabou interferindo no processo de entrada no território do Sr Hugo Chaves (Foto 05).

10 km depois chegamos a Santa Elena de Uairen, quando re-organizamos as nossas mochilas (Foto 06) e seguimos para a Aldeia Paraitepuy (Foto 07) [87 km que só pode ser feito em veículos 4x4, porque 22 km são de estradas de terras com trechos bastantes íngreme e de cascalhos].

Chegando a Aldeia, um rápido lanche nos foi servido, registramos nossos dados no livro de Visitantes exigido pelo Imparques e começamos o nosso trekking (Fotos 08 a 10) por 12 km até o acampamento do Rio Tek (Foto 11).



Foto 03 - Chegada no Aeroporto de Boa Vista - Roraima



Foto 04 -Fronteira Brasil / Venezuela



Foto 05 - Fronteira Venezuela



Foto 06 - Santa Elena de Uairen



Foto 07 - Aldeia Paraitepuy




Foto 08 - Chegada na Aldeia Paraitepuy

Foto 09 - Inicio da Caminhada - Aldeia Paraitepuy



Foto 10 - Vista panorâmica da sabana venezuelana.




Foto 11 - Acampamento do Rio Tek

Nenhum comentário:

Postar um comentário