"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Minas Gerais: Um Estado de graça

Entre os dias 08 a 13 de junho de 2012, aproveitei o feriado de Corpus Christi e fui a Belo Horizonte contemplar a exposição de arte Caravaggio e seus seguidores, mas acabei encontrando muito mais do que o programado. Estava acontecendo no período, de 08 a 10, no Espaço Cultural Serraria o FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos. A partir do dia 10, domingo, começava o FIT - Festival Internacional de Teatro. No domingo também estava acontecendo no Parque da Cidade o projeto "Concertos no Parque", além da famosa "Feira de Artesanato". A noite, para encerrar um final de semana festivo, estava acontecendo as comemorações dos 10 anos do Jornal Mais e assisti o show do Capital Inicial, na Praça da Estação. 




Um passeio imperdível para os amantes da cultura popular e da boa gastronomia é visitar os mercados populares. O de Belo Horizonte, o Mercado Central é uma ótima opção para tal investimento. Estruturado na forma de "cebola", tenta organizar as suas lojas por produtos comercializados. Os bares ficam localizados próximos as entradas de acesso.   


O que me encanta nos mercados é essa mistura de cores, sabores e odores. É um excelente exercício para o sistema sensorial.    



As exposições Caravaggio e seus seguidores e De Chirico: O sentimento da Arquitetura foram montadas na Casa Fiat de Cultura, excelente espaço sem fins lucrativos mantida pela Fiat Automóveis e demais empresas do grupo. 




No retorno ao centro, passamos no interessantíssimo Museu de Artes e Ofícios - MAO, instalado no antigo prédio da Estação Central.   




Essa vaca fez parte da Cow Parede de Belo Horizonte, em 2006, chamada de "Vaca Fuxiqueira" do artista Joubert Cândido Rodrigues. O "fuxico" representa um dos artesanatos mineiro.

Depois fomos a Serraria Souza Pinto prestigiar o FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos que além da apresentação de inúmeras companhias de teatro de várias partes do mundo, teve as participações musicais de Naná Vasconcelos e Otto, no sábado a noite, e no domingo Naná Vasconcelos, Tizumba, Grupo Xpto e Tambor Mineiro. 







Vídeo contendo os melhores momentos do FITO - 2012


Show "Pinipan" - Pinicos e Panelas de Naná Vasconcelos

Naná Vascosncelos

Otto


No domingo fomos ao Parque assistir o "Concertos no Parque" e a contemplar a "Feira de Artesanato"




Concerto no Parque

Feira de Artesanato de Belo Horizonte




Logo no final da tarde uma grande fila já formava para assistir o show da banda Capital Inicial, promovido pelo Jornal Super Noticias, em comemoração aos seus 10 anos de vinculação.  


Porém antes do show do Capital Inicial, fomos assistir os show de Tizumba, Tambor Mineiro e Naná Vasconcelos na Serraria Souza Pinto.  

Tizumba e Tambores Mineiro.





Na segunda-feira, dia 11 de junho,  resolvi embarcar na aventura mineira o fiz uma pequena viagem de trem até Barão de Cocais, meu objetivo era, se possível, chegar até o Convento do Caraça, porém os valores cobrados pelos taxis não eram convidativos para uma única pessoa, assim acabei retornando para Belo Horizonte e aproveitar um pouco mais do FIT.

No dia 12 de junho, foi conhecer o Instituto Inhotim, aproveitei que era uma terça-feira quando a entrada é gratuita e acabei me dando um dos melhores presentes para quem é enamorado das artes e da beleza contemplativa. O Institulo Inhotim fica localizado na cidade de Brumadinho, a  60 km da capital mineira - veja postagem a parte. 

Paisagens mineira a partir do trem Minas - Vitória

Parada na Estação de Barão de Cocais

Estação Rodoviária de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário