"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ISRAEL - 3ª PARTE

Saímos de Jerusalém em um domingo, considerado o primeiro dia útil para os Judeus, e o movimento era intenso, como acontece com as nossas segundas-feira. 


Fomos à Tel Aviv, maior cidade israelense, porém antes passamos por Jaffa, em hebraico Yafo, importante cidade para o cristianismo, que segundo os dados histórico, foi a morada de Simão, o curtidor de couro. (Atos 9:43)  



Hoje a comunidade de Jaffa abriga inúmeros artesões, artistas plásticos e galerias de artes. A cidade é um porto natural distante 55 km de Tel Aviv, que a partir de 1950 foi incorporada a Tel Aviv, formando uma única municipalidade e, por esta razão, a cidade israelense leva o nome oficial de Tel Aviv-Yafo.    




Morada de Simão

Localidade da Morada de Simão (Atos 9:43)

Vista do porto natural de Jaffa

O nome significa em hebraico, "bela". Acredita-se que esse nome foi dado à cidade por causa do brilho do sol que refletia nos seus edifícios. 





Após visita a Jaffa, passamos por Tel Aviv e seguimos para Cesareia, (60 km ao norte) mais conhecida como Cesareia Marítima. 

(Atos 10:01)

Cesarea, cidade romana construída por Herodes, como parte de um plano de "colonizar" a Terra Santa no séc. 1.    



"Cesarea foi constrída como parte de um plano ambicioso de Herodes o Grande para "helenizar"  a Terra Santa no século 1. Ele escolheu o local de um pequeno porto Fenício chamado Torre Stratom e planejou uma clássica cidade Grega completa, com anfiteatro e estádio. Herodes também construiu um porto artificial fazendo uso de concreto debaixo da água - primeiro uso de concreto feito dessa forma. Durante o domínio Romano Cesarea foi a capital da Palestina. Foi aqui que Cornelius, o centurião Romano, foi convertido por Pedro, Paulo foi preso antes de ser levado a Roma".
Fonte:  www.goisrael.com.br








Depois fomos visitar a cidade de Caná da Galileia, onde, segundo a Bíblia, Jesus operou o primeiro milagre (João 2:1-11)  





Um casal de companheiros de excursão aproveitou a oportunidade para reafirmar as bodas matrimonial. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário