"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

terça-feira, 14 de setembro de 2010

II - SAMOS: O "Caminho Secreto"

Foto 06 - Vista panorâmica do Mosteiro de Samos



Foto 07 - Vista panorâmica do Mosteiro de Samos


Foto 08 - Fachada da Igreja de San Julián de Samos


Foto 09 - Interior do Albergue de Samos


Foto 10 - Monge beneditino de Samos - Hospedeiro


Como melhor forma de identificar e compreender os textos dos dois escritores, no termino de todos os parágrafos colocarei as iniciais dos seus autores, exemplo: A. J. Barros (AJB) e Guy Veloso (GV), a saber:

[...] Logo adiante de Tricastela, por um caminho que segue à esquerda, ergue-se o monastério beneditino de Samos, um conjunto monumental cujas origens remontam ao século VI, anterior ao Caminho e à invasão dos árabes na Espanha. O nome Samos deriva de Samamos, que significa lugar onde os monges vivem em comunidade (AJB, p/ 376) (Foto 06)

[...] Construção imponente flanqueada por um arraial, de cima parecia um quadro cubista (1) por sua arquitetura geométrica contrastando com o fundo verdejante. Não admira este estilo revolucionário de pintura ter florescido na Espanha.
Em minutos descemos da floresta, desbravando suas vielas limpas e históricas, onde de qualquer ponto via-se o complexo arquitetônico barroco e neoclássico de sublime cúpula octogonal. Lá, era oferecido aos caminhantes de São Tiago um quarto com trinta beliches (GV, p/15) (Fotos 07 a 09).

[...] Perguntamos a elas o porquê daquela belíssima e bem demarcada rota não constar em nenhum de nossos mapas e guias. Uma delas, sorridente, desconversou respondendo ser um “caminho secreto”, levando-nos sem maiores explicações ao pároco encarregado dos visitantes, que fazia questão de dar pessoalmente as boas-vindas aos poucos que escolhiam aquele trajeto (GV, p.157/158) (Foto 10).

2 comentários:

  1. Deve ser muito interessante fazer esta esticada até Samos deve ser um lugar encantador para acrescentar ao caminho..
    Será facil voltar novamente à Rota do Caminho!!!
    Estou encantada com as fotos!!!
    Grande beijo Ju

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida minha amiga peregrina, a esticada até Samos é uma das recompensas em ter chegado a Galícia. Porque a partir de O Cebreiro, parece que nada mais importa a não ser a Catedral de Santiago.

    ResponderExcluir