"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MOSTEIRO ZEN MORRO DA VARGEM

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, fica localizado na cidade de Ibiraçu, no Estado do Espírito Santo Km 217, da BR 101.


"Além de uma religião, o budismo é uma filosofia de vida. Simplicidade, disciplina e prática do Zazen, a meditação sentada, são as principais características seguidas pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem. Amplo local em meio a vegetação da Mata Atlântica e com construções de arquitetura japonesa, é o primeiro e maior mosteiro zen budista da América Latina e está localizado no Morro da Vargem, numa altitude de 350m, em Ibiraçu, interior do Espírito Santo.
O grande portal do mosteiro chama atenção e fica às margens da BR-101 Norte, no Km 217. Fundado em 1974 pelo mestre Ryohan Shingu, o mosteiro tem como atividades a formação de monges segundo as tradições da escola Soto Zen e educação ambiental"
Fonte: http://universo.ufes.br/blog/2014/02/mosteiro-zen-budista-2/
Em agosto de 2014, nos dias 09 e 10, resolvi vivenciar e conhecer o Mosteiro Zen Budista, para participar de uma celebração em memória e agradecimento aos antepassados chamada O BON. 

A vivência é cercada de passagens e ritos que é necessário um pouco de ensaio e conhecimento acerca do mesmo.
Fotos registradas em agosto/2014.














Vamos a estratégia da minha viagem. 

Como resido em Jequié, cidade do interior baiano, optei em deslocar-me até Itabuna, uma outra cidade do interior baiano, porém situada na BR 101, sentido sul do Estado. Viajei no horário das 18:00 horas, chegando em torno das 21:00 horas. Dessa cidade embarquei para o Espírito Santo, no horário das 23:00.

Depois de 12 horas cheguei em João Neivas e no próprio terminal rodoviário apanhei um outro ônibus que levaria a Ibiraçu.

Chegando em Ibiraçu, entrei em contato com o Mosteiro, e logo após um veículo levou-me até o espaço.   

Neste ano de 2015, dos dias 04 a 11 de julho, retornei ao Mosteiro aonde esperanciarias um maravilhoso contato comigo mesmo. Sou católico porém, como diz o Pe. Fábio de Melo, o interessante é "saber escolher uma realidade sem desprezar outras". Fui participar de um Sesshin (retiro) de uma semana.    

Fotos registradas em 2015.
















Neste sesshin, sendo o maior em números de dias, aconteceu a cerimônia de "consagração" de 15 monumentos de budas. A cerimônia foi presidida pelo mestre zen Eido Roshi, que hoje reside em Nova York e veio, especialmente, para participar deste retiro.

Para melhor conhecimento sobre o Mosteiro acesse: 


http://www.mosteirozen.com.br/

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/07/estatuas-de-mosteiro-budistas-sao-consagradas-no-norte-do-es.html

 
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário