"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CRUZEIRO À EUROPA - CASABLANCA - MARROCOS

Chegamos em Casablanca, Marrocos, em 29/03/2015, cercado com grandes expectativas e dúvidas acerca da visita naquela localidade; primeiramente nas questões que envolvia, principalmente a religiosidade, já que a "intolerância religiosa dos países Islâmicos" estavam sendo constantemente noticiadas nos meios de comunicação brasileira.

Para a visita no país, além dos serviços de turismo oferecidos pela agência do MSC Cruzeiros, para a cidade e com extensão também a Marrakech ou Rabat, a cia de turismo que viajamos, Lobotur, também tinha disponibilizado algumas opções de tour. 

Todas as disponibilidades de passeios logo acabaram em virtude do "medo", assim surgiu, internamente, alguém que montou uma pequena alternativa de passeios. 

Eu e alguns amigos do navio resolvemos ir, por conta própria, até a saída do porto e fazer um passeio em grupo. Tudo muito tranquilo, somente um pequeno tumulto entres os inúmeros taxistas, sobre os valores e lugares a ser visitados. 

No final acertamos três taxis e seguimos em "comboio" para conhecer os principais pontos turísticos.  


Primeira parada foi no Rick´s Café, estabelecimento que serviu como cenário para a famosa película cinematográfica "Casablanca". 

(Casablanca é um filme norte-americano de 1942 dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle da França de Vichy)  

Depois seguimos para a Mesquita Hassan II. Foi inaugurada 1993, e é a segunda maior mesquita do mundo. Cartão postal de Casablanca, e parte da mesquita foi construída sobre as águas do Atlântico.  Uma obra-prima da arquitetura árabe, possui uma sala de orações com 20 mil metros quadrados e capacidade para 25 mil fiéis.

No subsolo, a sala de purificação contém 40 fontes de mármores para a lavagem de pés e mãos dos muçulmanos. 






Seu minarete, o mais alto do mundo, tem 200 metros e é aberto com tours guiados. 


Depois de passarmos por uma pequena loja que vende produtos cosméticos marroquinos, seguimos para a igreja dedicada a Nª.Sª. de Lourdes. Era "Domingos de Ramos" e a igreja estava em festa.     


Belos vitrais adornam e contornam o interior da igreja. 






Demos uma parada no Palácio Real de Casablanca, aonde os tradicionais aguadeiros ficam a procura de turistas e seguimos para o Mercado Central, que fica próximo ao cais do porto.  

Royal Palace de Casablanca

Aguadeiros de Casablanca


Mercado Central de Casablanca

A avenida La Corniche é a área mais concorrida de Casablanca, nele se encontra o Palácio, a Mesquita, Shopping, Hotéis, etc.    





Para conhecer melhor:


http://www.loucosporviagem.com/destinos-internacionais/marrocos-casablanca-e-rabat-post-2/

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2013/11/grande-mesquita-de-bcasablanca-b-une-tradicao-e-tecnicas-modernas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário