"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 25 de março de 2011

Chegada a Espanha

26 de março de 2010 (Sexta-feira)

Depois de 10 horas de vôo chegamos à Espanha. Fomos avisados pela tripulação que o desembarque no Aeroporto Internacional Barajas (Foto 01) seria através do TS4 – Terminal Satélite 4. Peguei a minha mochila e comecei a seguir os outros companheiros de vôo para enfrentar a complicada aduana. Pelo menos o medo não era só meu, era a dúvida que reinava em vários “marinheiros de primeira viagem”.

Passado os primeiros estresse e risos de alivio, eu e outros passageiros “perdidos no complicado aeroporto de Madrid” procuramos o elevador de acesso ao metrô que interliga o TS4 ao Terminal 4 (T4), local da conexão do vôo 8530 para Pamplona as 09:10. Os demais companheiros de vôo fariam outras conexões. Foi quando percebi que estava sozinho na minha aventura.

Aeroporto Internacional Barajas - T4

Por volta das 10:20 chegamos no aeroporto de Pamplona. Fui até o setor de apoio ao turista, peguei um pequeno mapa da cidade e algumas informações sobre os ônibus que circulava até o centro e o terminal rodoviário, etc. Pois tinha descartado a possibilidade de seguir viagem de taxi até Saint Jean Pied de Port, pequena cidade da França e local de início da minha caminhada, sozinho - já que o custo do trajeto custava 90 euros.

Apanhei o ônibus coletivo de número 21 que mim deixou próximo a Estación de Autobuses de Pamplona. Comprei a passagem para Roncesvalles – pequeno lugarejo espanhol que também é utilizado como inicio do Caminho e bem próximo a fronteira com a França. Procurei o guarda-volume e coloquei a minha mochila, uma vez que o horário da viagem estava marcado para as 18:00 horas. (Figura 01)

Figura 01 - Bilhete do Guarda-Volume

Aproveitei o restante da tarde para conhecer um pouco da cidade de Pamplona, já que voltaria a visitar novamente a cidade depois de três dias, porém um pouco mais cansado em virtude da peregrinação. No final da tarde o tempo começou a chover e eu retornei para a Estação Rodoviária. Muitos peregrinos já se encontravam no terminal. Um clima de alegria dominava o local.


Pamplona

Setas indicando o Caminho de Santiago - Pamplona

Depois de uma hora de viagem, embaixo de muita chuva e trovoadas, chegamos a Roncesvalles. Alguns taxis já esperavam os peregrinos que continuariam a viagem até Saint Jean Pied de Port. Diante da tempestade e da incerteza inicial em fazer os primeiros 25 km sozinho, resolvi ficar ali mesmo e seguir a grande maioria dos passageiros até o escritório da Colegiata de Roncesvalles para apanhar o primeiro sello (carimbo). Assim dava início a minha peregrinação. (Fotos 04)

Dormitório em Roncesvalles

Ao sair do escritório fui até o Bar-Restaurante, conforme orientação dos voluntariados, para reservar a refeição daquela noite. Depois seguir para o local que seria a nossa primeira dormida em solo espanhol. Escolhido o beliche retornei para a Capela de Roncesvalles pois iria começar a celebração da Missa e benção aos peregrinos. (Foto 05)


Interior da Igreja de Roncesvalles

Quando terminei o jantar já estava próximo das 22:00 horas, horário no qual todos os albergues para os peregrinos fecham as portas e apagam as luzes. Amanhã nos aguardam um novo dia.

Despesas iniciais

Valor em Euros

Onmibus coletivo (n.21)

1,10

Guarda-volume

2,35

Passagem para Roncesvalles

5,60

Jantar

10,00*

Dormida

6,00

Água mineral (duas garrafinhas)

1,60

Internet (20 minutos)

1,00

(*) O Menu do Dia é composto de dois pratos quentes, pão, vinho ou água e sobremesa. O primeiro prato são servidos normalmente à noite, um caldo (sopa) ou salada, ou massa. E o segundo prato uma carne com batatas ou saladas.

Um comentário:

  1. Caramba, madrid para pamplona por 1,1 euros? ~400km!!
    Valeu pela Consigna, será útil!

    ResponderExcluir