"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 28 de março de 2011

Etapa: Zubiri à Pamplona

28 de março de 2010 – Etapa Zubiri a Pamplona

Acordo novamente com o movimento e percebo que o dia ainda não tinha clareado, apesar de já ter passado das 7:00 horas. Levando, pego a mochila e saio em direção à Pamplona, cidade programada para chegar naquele dia. Na saída do albergue encontro um casal e mais dois peregrinos que perguntaram se eu não iria tomar café. Diante da afirmação saímos à procura de um local; ali começou uma amizade de se estendeu por algumas etapas do Caminho. (Foto 01)

Saída de Zubiri e a Ponte de la Rabia

Alguns metros da saída de Zubiri contornamos a área de uma fábrica de Magnesita. Indústria que acaba poluindo a região do Vale do rio Arga que é muito importante para a região pirenaica.

Passava das 11:00 horas quando chegamos a um pequeno povoado chamado Zabaldika, cerca de 12 km de Pamplona. Fomos envolvidos por uma caravana de peregrinos que iniciaram a caminhada um pouco mais a frente e eram esperados com um pequeno banquete (Pão, chouriços e vinho) tudo acompanhado de muita música e equipe de televisão. (Foto 02)

Festa em Zabaldika

Alguns quilômetros depois descansamos, um pouco mais, em Trinidad de Arre e seguimos rumo a Pamplona. Ali o casal ficaria e eu continuaria com dos dois peregrinos espanhóis por mais algumas etapas. Em Pamplona hospedamos no Albergue Jesus y Maria. (Foto 03 e 04)

Trinidad de Arre

Chegada em Pamplona

Dando uma volta na cidade à procura de alguma mercearia, pois naquele dia iria experimentar fazer a minha própria comida, encontrei um peregrino brasileiro procurando uma igreja ou um albergue para carimbar sua credencial. Numa rápida conversa, levei-o até o albergue e ele expressou que preferia dormir numa pousada por questões de maior privacidade. Voltei a encontrá-lo caminhando para o Monte do Perdão, depois não o encontrei mais.

A noite fui até a Catedral assistir um concerto da Orquestra Sinfônica e Coral da Universidade de Navarra.