"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 25 de março de 2011

LEMBRANÇAS DE UMA PEREGRINAÇÃO


Hoje, 25 de março de 2011, faz um ano que comecei a realizar um sonho acalentado por muitos anos; percorrer a pé o lendário Caminho de Santiago de Compostela.

A viagem, propriamente dita, começou no dia 24 quando viajei de Jequié, cidade do interior baiano, para Salvador, uma vez que o vôo 3663 da TAM partiria as 09:10, com destino a São Paulo. No aeroporto de Salvador perguntei da possibilidade de embarcar com a mochila contendo todos os meus pertences necessários para a caminhada dos 800 km que liga Saint Jean Pier-de-Port, na França, à Santiago de Compostela, na Espanha.

Fiz opção de viajar com a mochila como “mala de mão” primeiro, como “garantia de demonstrar”, o mais claro possível, as minhas intenções em desembarcar na Espanha, ser um peregrino, pois tinha receios de ser embargado no temível aeroporto madrileño e ver frustrado anos e anos de planejamentos. Segundo seria em perder ou extraviar todos os meus pertences. Liberado no check-in, pois o peso era tranqüilo, despachei somente em uma pequena mochila o bastão para trekking, um canivete e alguns pequenos itens de higiene pessoal.

Por volta das 11:30 já desembarcava no aeroporto de São Paulo. Dirigi-me ao balcão da IBERIA para os outros tramites da viagem. Fiz um pequeno lanche e seguir para o embarque internacional, pois o vôo 6824 para Madrid estava marcado para as 15:15. No salão de embarque dei uma rápida olhada nos prováveis companheiros de viagem na procura de um possível parceiro de peregrinação, mas nada a primeira vista.

Fomos informados que o vôo atrasaria uns 30 minutos em virtude das fortes chuvas que caiam sobre São Paulo. Posteriormente fomos novamente informados que deveríamos embarcar o mais rápido possível pois a aeronave já se encontrava pronta para a decolagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário