"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cusco: O umbigo do mundo

Praça das Armas - Cusco

Cusco, chamada de umbigo do mundo na língua quíchua, idioma que ainda é utilizado por grande parte da população local, era o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca ou Tahuantinsuyu.

O Império resistiu até o ano de 1532, quando a cidade foi invadida e saqueada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro. As antigas moradias e fortalezas incas serviram de alicerces para as novas construções em estilo espanhol, dando lugar aos arcos, fachadas barrocas e balcões de madeiras, o que o transformou no centro arqueológico mais importante da América pré-colombiana.


BTG - Boleto Turístico Geral

Para visitar alguns dos principais pontos turístico da cidade e entorno é necessário adquirir um bilhete único que dar acesso as tais localidades.

Em torno da Praça das Armas, fervilha um comércio ativo. A imponente Catedral domina o ambiente. Possui sete sinos nas torres, sendo o principal chamado de “Maria Angola”, e é feito em ouro, prata e bronze, pesando 1,2 toneladas.



Fotos da Praça das Armas em Cusco.










A melhor maneira de ir conhecendo aos poucos o grandioso Império Inca, é fazer, em primeiro lugar, um city tour no entorno da cidade, para depois conhecer os sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas e por ultimo a trilha inca até Machu Picchu. Todos os outros sítios arqueológico perdem o encantamento diante da cidadela inca.

Ao redor de Cusco, um grupo arqueológico resistiu ao tempo. A fortaleza de Sacsahuana impressiona pelos gigantescos blocos de pedras. Um pouco mais a frente está Q´enqo, que segundo estudiosos foi um centro religioso. Depois vem Puca-Pucara, que serviu de defesa à capital do império, e por ultimo Tambomachay, conhecido como balneário do inca, devido ás águas cristalinas que jorram através das pedras.

Entre as dezenas de igrejas e conventos de Cusco, cabe à singela igreja de San Brás, no típico bairro de Ttoccocachi, o púlpito mais original construído de um só tronco.

Companheiras: Mary e Suely Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário