"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Caminho Inca: primeiro dia

Caminho Inca

A saída de Cusco é bem cedo, nos primeiros momentos do dia. O ônibus nos levaria até o Km 82 da estrada que liga Cusco a Águas Calientes, na região de Chilca.


Como dica econômica, é prudente pesquisar bastante as agencias de viagem, elas costumam ter valores bem diferenciados. Oferecem tais e tais vantagens nos serviços, porém na prática funcionam com um acordo entre elas. Assim que completa 15 caminhantes, fecham o pacote e liberam o grupo.

Depois de atravessarmos o rio Vilcanota, dar-se início ao caminho inca. Para o primeiro dia é programado uma caminhada em torno de 15 quilômetros.




Somos instruídos a levar pouca bagagem, porque a agencia de viagem só se responsabiliza em contratar carregadores para levarem as barracas, refeições e demais equipamentos da viagem. De resto, todos levam seu sleeping bag, roupas, artigos para higiene pessoal e reforço alimentar.


Rio Vilcanota

O primeiro dia, a paisagem é campestre, com subidas leves e trechos relativamente planos. O objetivo é chegar acima da localidade chamada Wayllabamba, onde estaria montado o nosso primeiro acampamento. Nesse acampamento tomar banho é complicado, o mais comum é se lavar apenas com um pano molhado ou encarar os córregos da região, com a temperatura peculiar das águas vindas do degelo das neves andinas.




Parada para um descanso


Local da primeira dormida

Fomos orientados a deixar as mochilas guardada nesta casa pois poderia acontecer roubos nas barracas e a agencia não se responsabilizaria pelo acontecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário