"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

domingo, 26 de junho de 2011

Bolívia - La Paz


Avenida Mariscal Santa Cruz

A cidade de La Paz fica em plena região andina a 3.660 metros. Sua altitude é uma das maior dificuldades a ser enfrentada pelos visitantes brasileiros e seu efeito, o soroche, é percebido nas primeiras horas.

Igreja de São Francisco, centro de La Paz

O paliativo é experimentar o chá de coca. Embora a droga proveniente dessa planta seja também proibida na Bolívia, a folha é largamente empregada no preparo de chás. Segundo informações dos habitantes andino, o chá ajuda a estabilizar a pressão arterial, que costuma variar por causa da altitude aliviando as dores de cabeça e outros males associados ao soroche.

As agências de turismo de La Paz oferecem normalmente quatro pacotes de passeios para a região: Chacaltaya, as montanhas cujos picos permanecem todo o tempo coberto de neve, é considerada a mais alta estação de esqui do planeta; Vale de la Luna, uma região que por sua formação assemelha à superfície lunar; Tiahuanaco, as ruínas do período pré-incaico; e Copacabana e o lago Titicaca.

Na cidade um passeio é o Mercado de Las Brujas, em uma das travessas da Calle Sagarnaga, no centro.


Calle Sagarnaga, Mercado das Bruxas


No final da tarde as ruas centrais de La Paz transforma-se em um grande comércio informal, onde encontramos todos os artigos importados a preços tentadores, mas é necessário muito cuidado com os produtos "made in China".

Uma grande passeata das mulheres bolivianas reivindicando melhores condições.




Nenhum comentário:

Postar um comentário