"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sábado, 18 de junho de 2011

Bolívia - Copacabana


A viagem do Peru para a Bolívia, via terrestre, é cercada de muitas aventuras. Em Cusco, evite comprar as passagens em agencias de viagens espalhadas na Praça das Armas. Muitas agências, iludem os passageiros dizendo que os ônibus possuem tais e tais confortos, oferecem um excelente serviço etc, por isso cobram um valor bem superior ao custo das passagens adquiridas na própria rodoviária ou empresa de transportes. Mas ao chegar na rodoviária o passageiros viajará nos mesmos ônibus de linha comum e muitas vezes sem todos os serviços oferecidos pelas agências.

Já em território boliviano, temos que fazer a travessia do Lago Titicaca. É o lago navegável mais alto do planeta terra, a 3.812 metros de altitude. Deixamos o ônibus que é conduzido em uma balsa e seguimos a travessia de lancha, porém é necessário pagar uma taxa extra para tal viagem.




Copacabana

A cidade de Copacabana é uma cidade-santuário dos Bolivianos quanto Peruanos. Centro de peregrinação desde o período pré-colombiano, é a principal cidade no entorno do Lago Titicaca que saem embarcações para a Ilha do sol e ilha da Lua, ilhas sagradas dos Incas.


O morro do Calvário é um dos passeios acessível na localidade, dele podemos observar uma vista panorâmica da cidade, bem como do lago.

Muitos rituais de benção são executados no morro. Nos sábados uma cerimônia bastante exótica e colorida acontece na Catedral quando são abençoados os automóveis. Seus proprietários os enfeitam com muitas flores coloridas, correntes de papeis e banhos de bebidas espumantes.




Praia do Lago Titicaca

Curiosidade:

No século XIX uma réplica da imagem da Virgem Maria foi feita e levada ao Rio de Janeiro-Brasil, onde foi criada uma pequena igreja para a Nossa Senhora de Copacabana, constituída por comerciantes espanhóis, e algumas chácaras e sítios. A igreja foi crescendo, e acabou dando o nome ao bairro de Copacabana.

Um comentário: