"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ano Santo ou Ano Compostelano

( Foto 01)

O Ano Santo ou Ano Compostelano é o mais antigo na história e o que se celebra com mais freqüência. Foi temporalmente instituído pelo Papa Calixto II em 1119 e ratificado pelo Papa Alexandre III em 1179 pela Bula "Regis Aeterni". Deste modo se estabelece de forma definitiva o que instituiu o Ano Jubileu, o Ano Santo, ano de referência espiritual em Santiago de Compostela.

Cada vez que a festa de Santiago, 25 de julho, ocorre em um domingo, é considerado o Ano Santo. Este evento tem uma freqüência de 6, 5, 6, 11, anos, de modo que, no final do século passado, se comemorou em 1993 e 1999. Neste século, o primeiro Ano Santo foi em 2004, agora em 2010 (Fotos 01 a 05 – Festa da Comemoração) e o próximo só ocorrerá em 2021, assim sucessivamente, sendo o último em 2094.

De todos os jubileus comemorados em Santiago de Compostela que se somam até o momento, em torno de cento e dezessete, existiram dois, cuja realização do 25 de julho, a festa do Apóstolo, não se encontrou no domingo. Foram a redescoberta dos restos mortais do Apóstolo, no século XIX, sob o pontificado do arcebispo Miguel Payá y Rico (*), e em 1937, em plena guerra civil espanhola.

Assim, na tarde de 31 dezembro de 2009, com o ato simbólico de abertura da Porta Santa (Foto 09) o Ex.ª Rev.ma, Arcebispo iniciou o novo Ano Santo (Fotos 06 a 08). Um ano do perdão, indulgência e renovação para todos que chegam como peregrinos a Santiago de Compostela

(*) “Durante seu arcebispado em Santiago de Compostela
foram redescobertos os restos do apóstolo São Tiago. Empreendendo obras no altar maior em janeiro de 1879, encontram uma urna com ossos humanos, e parecia possível que estivessen diante dos restos do apóstolo São Tiago. Payá encarregou a Universidade de analisar os restos e, com os resultados obtidos, o papa Leão XIII em 1884 anuncia a todo o mundo católico o descobrimento dos restos do apóstolo por meio da bula “Deus Omnipotens”. Supõe-se que este seja o começo das atuais peregrinações à cidade.”

Fontes de pesquisa: Folhetos informativos e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Pay%C3%A1_y_Rico, acessado em 28/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário