"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Las flechas amarillas

Foto: Emanoel Braga - etapa Melide / Pedrouzo


Para falar sobre este símbolo que nos faz desenvolver, entre tantos outros ensinamentos do Caminho de Santiago, o exercício da observação, transcrevo as palavras da educadora Jussara Hoffman, por concordar absolutamente com a mestra e não encontrar nenhuma outra definição mais esclarecedora sobre as setas.
“Um dos aspectos mais fascinantes do Caminho de Santiago é o fato de todo o trajeto estar demarcado por setas amarelas que guiam os caminhantes. [...] As setas foram criação dos peregrinos, mas foram oficializadas em 1984 e, hoje, são reforçadas periodicamente por um grupo de voluntários. Além deles, muitos que fazem o caminho reforçam e criam novas setas, com fitas, pedras e de outras maneiras.
As setas estão por todo o caminho, a tal ponto que é difícil perder o rumo. Elas estão desenhadas nos muros das casas, no chão, nas árvores, nas pedras, nas cercas... Basta procurar por elas de trechos em trechos ou nas encruzilhadas do caminho.
O que elas dizem de mais forte é que estamos indo na direção certa. Seguindo-as, muitos peregrinos, a pé, a cavalo, de bicicleta, cada um do seu jeito e a seu tempo, chegam a Santiago há milhares de anos.
As setas também nos dizem que fazemos parte de uma experiência da humanidade, que muitos outros já viveram ou estão vivendo. Mesmo o peregrino solitário sente-se acompanhado, porque elas indicam que outros já passaram por ali e outros tantos passarão.
De início, chegamos a duvidar que elas estarão demarcando o caminho todo o tempo, por tantos e tantos quilômentos, e temos de confirmar nos mapas os trajetos ou perguntar a direção às pessoas dos vilarejos. Mas, com o passar dos dias, aprendemos a confiar de tal maneira nas setas que não se precisamos mais procurar por elas, como se viessem ao nosso encontro, e magicamente, nos acompanhassem. Nesse momento, então o desconhecido, o inesperado, não assustam mais, porque a confiança de que as setas nos manterão no rumo certo.”

HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: mediação, 2001, p.15 e 16.

2 comentários:

  1. Como é importante a seta no Caminho , acho que pode-se relacina-la à bengala de um cego , ela nos transporta a outra etapa seja do caminho ou fazendo parte da vida de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida Jureminha, Elas são os nossos condutores.

    ResponderExcluir