"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Casas de Tapas

Foto: Emanoel Braga - Puente la Reina

Foto: Emanoel Braga - Burgos

Para que os mais apresados não façam uma tradução errônea associando “Tapas” com “Taipas” acreditando que o estabelecimento comercial é construído nos antigos moldes da arquitetura trazida pelos portugueses, relegada como técnica primitiva e desprezada não só pelas elites, mas até mesmo pelas camadas populares, pois este tipo de construção ficou ligado à miséria, os tapas, na Espanha, são os nossos conhecidos tira-gostos.

Normalmente os restaurantes espanhóis costumam só servirem as refeições em horários específicos. Pela manhã das 11 às 14 horas e a noite a partir das 19 horas. Porém, existem inúmeros lugares onde se pode comer o dia todo, mas os mais simpáticos e, ao mesmo tempo, mais característicos são as casas de “tapas”. No mínimo encontramos uma grande variedade de pequenos pratos, digo pratinho mesmo, dando a oportunidade para degustar mais de um tipo ou sabores.

Criados na Andaluzia no século XIX, os petiscos também são chamados de pinchos. Foram incorporados aos costumes através dos garçons que costumavam tampar o copo do xerez (1) com um pires, ou tapas (tampar) por causa das moscas. Assim alguns pedaços de queijos ou azeitonas começaram a serem acrescentados como acompanhamento da bebida. Hoje grandes variedades de petiscos são encontrados em bares e restaurantes, que vão dos camarões grelhados, rins grelhados e temperados com ervas, “jamon serrano” (os embutidos como salames, presuntos, etc.), queijos, pães com diversos molhos; os pratos frios aos caprichados pratos quentes de carnes, peixes e verduras.

(1) “O xerez (em castelhano
jerez e inglês sherry) é um tipo de vinho fortificado, licoroso típico da Espanha, envelhecido no sistema de soleira. Seu nome é derivado da região onde é elaborado, Xerez da Fronteira, em castelhano Jerez de la Frontera”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xerez, acessado em 26/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário