"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 9 de julho de 2010

As cidades e a memória: Pamplona

Foto 1 - Praça do Castelo - Pamplona


Em meio a aridez que predomina as paisagens aragonesa, o Ajuntamiento de Pamplona, cidade na província de Navarra, se difere das demais cidades por se integrar numa zona nortenha, onde a água é abundante.

O núcleo primitivo da cidade se remonta aos primeiros milênios a.C., atribuindo a sua fundação a Cneo Pompeyo, daí o nome Pamplona “A cidade de Pompeyo”.

Cidade amuralhada no período medieval, ainda conserva orgulhosa os traçados originais das suas ruas, um tanto tortuosas e confusas, onde suas ladeiras exibem belos edifícios de fachadas neoclássicas, uma igreja gótica excepcional; obras arquitetônicas que enriquecem esta velha cidade (Foto 2).

Pamplona paira um clima de festa e da boa vida; como os eternos delírios das largadas dos touros, a loucura coletiva, em cada mês de julho, na festa de San Fermín (Foto 3), durante a qual, segundo informações dos seus moradores, se podem provar dos melhores caldos da Espanha e a tomatina, guerra de tomates também conhecida internacionalmente.

Porém, na Praça do Castelo e no Parque da Toconera (local que dá as boas vindas ao peregrino ao transpor a Puente de La Magdalena , chega-se às duas linhas de fortificação que circunda a área mais antiga da cidade, após cruzar o fosso por uma ponte levadiça, adentra a cidade a partir do Portal de Francia), a vida decorre tranqüila, onde pássaros, crianças e idosos gozam o sol, quando este aparece. (Fotos 4 a 6)

Desde a Idade Média é ponto estratégico no Caminho de Santiago. Hoje os serviços turísticos e a indústria movimentam a vida econômica da cidade.
Fotos: Emanoel Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário