"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 1 de abril de 2011

As cidades e a memória - Logroño

Capital da província de La Rioja, Logroño ou Logronho (numa pronuncia aportuguesada) é uma cidade moderna, bem estruturada e que convive harmoniosamente com o centro antigo (Fotos 01 a 05).





Fachada da Catedral de Santa Maria de la Redonda e porta lateral

Ruas centrais em Logroño

Um dos grandes problemas da atualidade em conviver com as estreitas ruas centrais, pelo menos para nossas cidades brasileiras, é a falta de estacionamentos. Em Logroño, uma medida adotada para resolver parte desse problema, foi criar estacionamentos embaixo das grandes avenidas ou praças. Estacionamento ou garagens privadas, mas uma maneira prática de contornar o problema que vêem acontecendo hoje na vida moderna. (Foto 06)


Descida para as garagens / estacionamento subterrâneo em Logroño

Na Igreja de Santiago el Real sobre o portal sul existe uma estátua em estilo barroco atribuída a uma das versão ou aparições de Santiago que é o Santiago Mata-Mouro. (Fotos 07)


Portal sul da Igreja Santiago el Real

À noite fui assistir as comemorações festivas da Semana Santa e uma grande multidão, espalhadas pelas estreitas ruas, aguardavam saírem das diversas igrejas, cortejos vestindo estranhas indumentárias ao som de grandes tambores. Algo mágico, místico e religioso. (Fotos 08 a 13)








Nenhum comentário:

Postar um comentário