"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Etapa: Los Arcos à Logroño

01 de abril de 2010 – Etapa Los Arcos à Logroño

Logo após um rápido café da manhã, saímos em direção a Logroño. A manhã estava bem mais fria do que nos dias anteriores e uma fina camada de gelo cobria a vegetação (Foto 01)

Início da manhã e uma fina camada de gelo cobria a vegetação

Começávamos a deixar a província de Navarra para adentrar na província de La Rioja, cuja capital é a cidade de Logroño. Entrar na província de La Rioja é ter a oportunidade de estar bebendo um dos melhores vinhos produzidos na Espanha.

Durante o percurso cruzamos por regiões vinícolas. Eu imaginava que na época da colheita deve ser uma paisagem bem diferente da presenciada. (Foto 02)

Plantações de uvas

Os trechos mais relevantes da etapa são próximos as cidades de Sansol, Torres Del Rio e Viana, ultima localidade no Caminho e Santiago na província de Navarra, que apresenta uma riqueza monumental de primeira ordem. A monumental igreja de Santa Maria. A cidade de Torres Del Rio possui também a belas igrejas de planta octogonal do Santo Sepulcro, obra dos Cavaleiros Templários. (Fotos 03 a 07).

Vista do povoado de Sansol

Principal via de Sansol

Vista panorâmica de Torres del Rio e Igreja de San André

Ladeiras e Igreja do Santo Sepulcro em Torres del Rio

Magnífica Igreja de Santa Maria em Viana

Na cercania da cidade de Logroño, encontramos uma parada quase obrigatória. Se trata da residência de Dona Felícia, uma senhora que já faz parte dos personagens do Caminho de Santiago. Ela ou sua filha fica o dia inteiro registrando em seu livro os dados de todos os peregrinos que, obrigatoriamente passam em frente da sua casa, dão uma pausa para uma água, uma fruta e o personalíssimo carimbo na credencial. (Foto 08).

Passagem pela residência de Dona Felícia


A entrada na cidade de Logroño é demorada, porém muito bem sinalizada, até cruzarmos a ponte sobre o Rio Ebro, grande rio que margeia a cidade. (Foto 09)

Como chegamos relativamente cedo no Albergue, que abre a sua porta a partir das 16:00 horas, deixamos as nossas mochilas na anti-sala e fomos procurar algum restaurante para almoçarmos.

Ponte sobre o rio Ebra - Logroño

À noite fui assistir as comemorações sobre a morte de Cristo. Nas ruas centrais da cidade uma multidão aguardava a saída dos cortejos sacros que eram montados em diversas igrejas e dirigiam-se para a Catedral. Como a temperatura estava muito fria, pelo menos para mim, e o horário já aproximava das 22 horas, retornei para o albergue. (Foto 10)

Comemoração Quinta-feira Semana Santa em Logroño

O termometro marcava 0,55 graus


Despesas básicas


Valor em Euros


Almoço e jantar


23,90


Dormida


6,00


Despesas com alimentação (merendas e café da manhã)


8,90



Nenhum comentário:

Postar um comentário