"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sábado, 23 de abril de 2011

Etapa: Gonzar à Melide


23 de abril de 2010 - Etapa: Gonzar à Melide


Acordei cedo, depois de uma noite de sono bastante ruim. O albergue de Gonzar é pequeno, mas possui um boa estrutura. O que incomodou a minha noite de sono, bem como de alguns outros peregrinos foi a presença de um outro peregrino que roncava muito alto; como isso, risos e barulhos provocados na tentativa de acordar o companheiro de quarto, acabou não deixando que relaxasse tranqüilamente.

Faltavam 82 quilômetros para chegar a Santiago de Compostela. A vontade de chegar logo era uma determinação, principalmente depois da noite vivida.

Indicador no Caminho de Santiago em Gonzar

Um belo cruzeiro medieval indica a chegada no povoado de Ligonde.

Cruzeiro de Lamareiros

A presença de grupos de jovens peregrinos ficam mais constantes com a chegada do final de semana; uma constância que venho observando no decorrer do caminho.


Depois de passar por Palas de Rey, uma cidade que é bastante utilizada como pouso, passei no albergues que ainda estava fechado devido o horário, resolvi caminhar mais alguns quilômetros e avançar até a cidade de Melide, 15 quilômetros dali.

Leboreiro é um pequeno povoado, mas que demonstra uma grande importância na época medieval e principalmente para o Caminho de Santiago, devido a presença de templos religiosos de arquitetura singela, porém de grande conteúdo histórico e documental.



Igreja de Santa Maria de Leboreiro

Interior da Igreja de Santa Maria de Leboreiro

Depois de ter percorrido 32,2 quilômetros, cheguei a cidade de Melide.

Vista de Furelos - Melide

Ponte Romana em Furelos

Interior da Catedral de Melide

Em Melide o albergue municipal estava funcionando de forma provisória no Palácio do Congresso, por motivo da reforma no albergue oficial, para proporcionar melhores acomodações aos peregrinos que chegaria no período do verão.

Recibo de hospedagem no Albergue de Melide

Albergue provisional de Melide

Albergue provisional de Melide


Nenhum comentário:

Postar um comentário