"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

sábado, 30 de abril de 2011

Descobrindo Portugal - Braga



No retorno para Santiago de Compostela, no dia 30 de abril de 2010, resolvi dar uma parada em Braga, para conhecer a cidade na qual herdei o meu sobre-nome. Conforme história de meu pai, o meu avô veio dessa cidade portuguesa. Assim que desembarcou no Brasil, acabou levando o nome da cidade de origem como sobre-nome.

Catedral da Sé - Braga

A vista panorâmica da localidade fez-me lembrar do Terreiro de Jesus, em Salvador, principalmente da Igreja de São Francisco.










Para conhecer melhor acesse:

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Descobrindo Portugal - Porto

Vista do Rio Douro e Cais da Ribeira - Porto




Depois de passar um dia em Coimbra, segui o caminho de volta para Santiago de Compostela, porém dando uma parada na cidade do Porto. Afinal experimentar o famoso Vinho do Porto, no porto do Cais da Ribeira da cidade do Porto, era algo imperdível. Outra oportunidade como essa não poderia prever.

A cidade é encantadora. Fiquei fascinado pelos seus sobrados, os azulejos, ruas e vielas. Uma atmosfera de sofisticação retrata a cidade portuguesa que é classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.











O grande arco da ponte Luiz I é a marca registrada do Porto. Construído no século passado, ela cruza o Rio Douro, fazendo a ligação com Vila Nova de Gaia, onde ficam as adegas do famoso vinho local.


Centro Velho

Centro Novo

Para conhecer melhor acesse:


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Descobrindo Portugal - Coimbra

Vista Panorâmica de Coimbra

Depois de visitar o Santuário de Fátima, foi conhecer um pouco de Coimbra. Cidade que é famosa por sua Universidade e que ficou conhecida dos brasileiros como centro acadêmico de poetas e escritores no período do Brasil Colonial.












Para conhecer melhor acesse:


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Descobrindo Portugal - Fátima


Após percorrer os 800 quilômetros do caminho francês a Santiago de Compostela, principalmente se for feito a pé, o peregrino fica indeciso sobre a melhor maneira de processar o verdadeiro "ritual de passagem" que provoca em cada caminhante.

Independente dos fatores pelos quais o levou para o Caminho, seja ele religioso, esportivo ou turístico, o processo que a caminhada provoca em cada um, será marcado por antes e por depois de ter chegado em Santiago de Compostela.

Muitos peregrinos preferem prosseguir o Caminho até a localidade de Fisterra. Lá ele encerra a caminhada com um ritual de queima das roupas, simbolizando o desapego total e o início de um novo ser.

Outros viajam imediatamente para o país ou cidade de origem e ficam dias ou semanas perdidos em seus pensamentos.

Eu resolvi provocar a minha "descompressão", conhecendo um pouco do país vizinho ou melhor Descobrindo Portugal. Isso fez com que a minha identidade fosse retomada.

Viajei de Santiago para Portugal de ônibus, apesar de ter também o serviço ferroviário. Porém para viajar de trem é necessário fazer uma conecção na cidade de Vigo e prosseguir para Portugal em outro comboio.

Então fui de ônibus da Empresa Alsa que faz o trajeto entre Galicia e Portugal. Assim, depois de ter descansado o dia 26 de abril de 2010 em Santiago, no dia 27 embarquei com destino a Fátima, Cidade/Santuário de Portugal.

Vista panorâmica do Santuário de Fátima

Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Lateral

Interior da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Visão a partir das escadarias do Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Capelinha da Aparições - Santuário de Fátima

Celebração da Velas - 19:00 horas.

Celebração das Velas

Memorial do Santuário de Nossa Senhora de Fátima

http://www.portugal-live.net/P/places/fatima.html