"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

terça-feira, 5 de abril de 2011

Monastério de San Juan de Ortega

Vista panorâmica do Monastério de San Juan de Ortega

Monastério de San Juan de Ortega San Juan nasceu em 1.080 em uma família rica. Depois de ordenar-se sacerdote foi trabalhar nas obras de construção de igrejas, estradas e pontes junto com Santo Domingo. Sendo as primeiras pontes, como a de Logroño e a de Nájera atribuída a ele.

Ao retornar de uma peregrinação à Terra Santa, retirou-se para as terras próximas a localidade onde hoje se encontra o Santuário que leva o seu nome.

Quando morreu em 1.163, foi enterrado na mesma capela que ajudou a levantar, cuja urna funerária permanece em uma capela.

O mausoléu do santo é uma obra talhada em estilo isabelino e as suas abóbodas gótica ostentam os escudos de Isabel e Fernando, reis de España.

Em 1.477, Isabel, a Católica peregrinou ao lugar e agradecida pelos favores alcançados mandou ampliar a igreja até completar o os edifícios que hoje existem.

Milagro de la Luz

Em cada equinócio (21 de março e 21 de setembro), um fenômeno chamado milagre da luz ocorre durante dez minutos, quando um raio de luz ilumina um dos capitéis localizado à esquerda do presbitério. O Raio chega as cinco horas da tarde e passa da esquerda para a direita, iluminando as cenas da Anunciação, do Nascimento, da Epifania e da comunicação aos Pastores. Esse fenômeno acontece dois dias antes e se repete até dois dias depois dos equinócios.

Chegada ao Monastério de San Juan de Ortega

Monastério de San Juan de Ortega

Albergue de San Juan de Ortega

Urna funerária no Mausoléo de San Juan de Ortega

Santo Domingo de La Calzada

Mausoléo de San Juan de Ortega

Interior do Monastério de San Juan de Ortega

Bia batismal do Monastério de San Juan de Ortega

No albergue de san Juan de Ortega, a noite é servida uma sopa, que já se tranformou numa cerimônia típica do local.


Refeitório do Albergue de San Juan de Ortega

Nenhum comentário:

Postar um comentário