04 de abril de 2010 – Etapa: Santo Domingo de La Calzada à Belorado
Saímos por volta das 8:00 horas da manhã, apesar do dia ainda não ter amanhecido. Para aquele dia tínhamos planejado chegar até a cidade de Belorado, cerca de 20 quilômetros distantes. Sabíamos que o trecho não apresentava grandes variações de altitude. A subida mais acentuada ficava próximo ao povoado de Vilaria de Rioja e os trechos ao lado da estrada N-120, por andaderos, eram os mais exaustivos.
Um dos pontos mágicos do percurso é o povoado de Grañon, que fica a 6 km de Santo Domingo, onde possui um místico albergue da igreja de San Juan Bautista, e é opção de muitos peregrinos que resolvem esticar um pouco mais da jornada anterior e não parar em Santo Domingo por chegar relativamente cedo. (Foto 01).
Próximo a entrada de Viloria de Rioja, optamos em seguir margeando o acostamento da estrada, sem passar por dentro do povoado, já que tal prática diminui o trajeto em 1,2 quilômetros.
Alguns quilômetros depois, deixamos a província de La Rioja e entramos na de Burgos, um marco divisório simboliza a união das províncias de Leon e Castella, dois reinos que no passado disputavam o controle da expansão hispânica no período das grandes navegações. (Foto 02)
Belorado foi uma importante vila medieval. Para manter preservando seus dois maiores patrimônio medieval na atualidade, os cultos das duas principais igrejas, Santa Maria, do século XVI, e de São Pedro, do século XVII, na Praça Maior, são alternados de seis em seis meses em cada uma das igrejas. Um dos motivos de encontramos o albergue, que é mantido a Igreja de Santa Maria, fechado. Reabrindo no verão. (Fotos 06 a 09)
Chegamos por volta do meio dia. Sentamos nos bancos da Praza Mayor, para decidir qual albergue ficaríamos uma vez que o municipal estava fechado. Como era um domingo, uma banda de música se dirigia para a igreja. Tínhamos como opção os albergues privados El Caminante e o Cuatro Cantones; acabamos ficamos hospedados no Cuatro Cantones. Depois voltei para a Praça Maior para assistir o restante da celebração e procurar um restaurante para almoçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário