"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Etapa: Santo Domingo de La Calzada à Belorado


04 de abril de 2010 – Etapa: Santo Domingo de La Calzada à Belorado

Saímos por volta das 8:00 horas da manhã, apesar do dia ainda não ter amanhecido. Para aquele dia tínhamos planejado chegar até a cidade de Belorado, cerca de 20 quilômetros distantes. Sabíamos que o trecho não apresentava grandes variações de altitude. A subida mais acentuada ficava próximo ao povoado de Vilaria de Rioja e os trechos ao lado da estrada N-120, por andaderos, eram os mais exaustivos.

Um dos pontos mágicos do percurso é o povoado de Grañon, que fica a 6 km de Santo Domingo, onde possui um místico albergue da igreja de San Juan Bautista, e é opção de muitos peregrinos que resolvem esticar um pouco mais da jornada anterior e não parar em Santo Domingo por chegar relativamente cedo. (Foto 01).



Povoado de Grañon

Próximo a entrada de Viloria de Rioja, optamos em seguir margeando o acostamento da estrada, sem passar por dentro do povoado, já que tal prática diminui o trajeto em 1,2 quilômetros.

Alguns quilômetros depois, deixamos a província de La Rioja e entramos na de Burgos, um marco divisório simboliza a união das províncias de Leon e Castella, dois reinos que no passado disputavam o controle da expansão hispânica no período das grandes navegações. (Foto 02)


Marco divisório entre as província de La Rioja e Burgos

Dois outros pequenos povoados são ultrapassados nessa etapa, Redencila Del Caminho e Villamayor Del Rio. Em Redencila parei para um pequeno lanche quando recebi a visita de alguns visitantes na busca de alimentos. (Fotos 03 a 05)






Belorado foi uma importante vila medieval. Para manter preservando seus dois maiores patrimônio medieval na atualidade, os cultos das duas principais igrejas, Santa Maria, do século XVI, e de São Pedro, do século XVII, na Praça Maior, são alternados de seis em seis meses em cada uma das igrejas. Um dos motivos de encontramos o albergue, que é mantido a Igreja de Santa Maria, fechado. Reabrindo no verão. (Fotos 06 a 09)

Chegamos por volta do meio dia. Sentamos nos bancos da Praza Mayor, para decidir qual albergue ficaríamos uma vez que o municipal estava fechado. Como era um domingo, uma banda de música se dirigia para a igreja. Tínhamos como opção os albergues privados El Caminante e o Cuatro Cantones; acabamos ficamos hospedados no Cuatro Cantones. Depois voltei para a Praça Maior para assistir o restante da celebração e procurar um restaurante para almoçar.


Praza Mayor de Belorado


Igreja de Santa Maria de Belorado


Albergue Cuatro Cantones


Em pé a esquerda proprietário do Albergue Cuatro Cantones

Nenhum comentário:

Postar um comentário