"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Etapa: O Cebreiro à Samos


20 de abril de 2010 - Etapa: O Cebreiro à Samos


Acordei com o movimento dos companheiros de albergue e percebi que o dia ainda não amanhecia. Fui até a cozinha preparar um pequeno lanche para levar para o caminho.

Resolvi encarar a manhã fria que despontava os primeiros raios de sol do novo dia. Tinha planejado chegar até o Mosteiro de Samos e sabia que o trajeto seria um do mais longos, cerca de 35 quilômetros.


Saída de O Cebreiro

Montanhas de O Cebreiro


Os trechos que apresentavam aclive com maiores dificuldades, segundo informação da planilha que eu tinha levado, era de Linãres ao Alto de San Roque, e de Hospital da Condesa até o Alto do Paio, cerda de 2,2 km.

Vencido o primeiro desafio chego ao Alto de San Roque. Uma escultura do santo demarca a localidade. Sua forma e posicionamento, demonstra que aquele ponto do Caminho os ventos são constantes. A escultura é de um caminhante que avança os forte ventos criando movimento nas suas vestes. Fiz algumas fotos e deixei amarrado no cajado de San Roque, duas fitinhas do Senhor do Bonfim, lembrança da Bahia.



Coloquei duas fitinhas de Senhor do Bonfim no Cajado de San Roque

Encontro com a minha amiga italiana


Eremita em Hospital da Condesa




A presença da pecuária é uma marca constante nas paisagens da Galiza.


O Caminho de Santiago nesta etapa é praticamente feito por trilhas de terra, sem pavimentação; e o caminhar através de belas paisagens, onde a primavera demonstrava sua presença.


O caminho nas proximidades de As Pasantes nas imediações de Triacastela é um dos trechos mais bonito do caminho.


As Pasantes - Caminho de Santiago

As Pasantes - Caminho de Santiago

Vista de Triacastela

Imediações de Triacastela

Chegada a Triacastela

Em Triacastela, o Caminho oferece duas opções para o caminhante chegar até a Sárria, próxima cidade que pode ser escolhida como acolhida; uma a esquerda, via Samos e a outra, a direita, via San Xil. Optei por via Samos, um roteiro um pouco mais longo, mas a visão e a cidade recompensa todo o sacrifício para aquela esticada a mais no percurso.


A princípio o caminho que nos leva a Samos é acompanhando o acostamento da auto-pista até a localidade de San Cristobal, quando desviamos o trajeto para uma encantadora trilha pela região rural.

Primeiros caminho para Samos


San Cristobal

San Cristobal

San Cristobal


San Martino - próximo a Samos
Vista do Monastério de Samos

Para conhecer um pouco mais de Samos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário