"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Etapa: Burgos à Hontanas


07 de abril de 2010 – Etapa: Burgos à Hontanas

Segundo informações estávamos começando um dos trechos místicos do Caminho. Um trecho relativamente plano, sem grandes vegetações, marcado pelas mesetas espanholas.

Ainda em Burgos foi ao correio retirar a minha encomenda que eu tinha despachado em Estella. Troquei alguns itens e despachei novamente, só que dessa vez direto para o Correio de Santiago de Compostela.

Saímos por volta das 08:00 horas depois de um pequeno café da manhã. No albergue de Burgos, como em todos os outros albergues existem máquinas abastecidas com diversos produtos, como sucos, café com leite, descafeinados, chocolates, bolos, etc.

O caminho é composto de vastos campos para cultivos. Planos, calmos e para muitos monótonos. Por isso alguns peregrinos fazem essa etapa até o povoado de Hornillos Del Camino, que fica há 21 quilômetros de Burgos. No nosso caso iríamos tentar andar mais 10 quilômetros e chegar até Hontanas.




Hornillos del Camino

Hornillos del Camino

O povoado de Hontanas é um típico “oásis”. Situa-se numa depressão geológica criada no meio das mesetas. Depois do longo 10 quilômetros ela surge repentinamente.


Vista de Hontanas

Composto basicamente de um quarteirão com características dos aglomerados medievais. As habitações se concentram em torno da igreja da Imaculada, um sólido edifício do século XIV. Apesar de ser bem pequeno, o povoado oferece boas opções de hospedagens.


Povoado de Hontanas


Vista da Igreja da Imaculada a partir do Albergue Santa Brígida


Albergue Santa Brígida

No albergue Santa Brígida também é utilizado o esquema de deixar os calçados em uma estante na entrada do instalação principal. Pratica adotada em vários albergues como o de Santo Domingo, Burgos, Bercianos, Boadilla, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário