19 de abril de 2010 - Etapa: Villafranca del Bierzo à O Cebreiro
Preparamos para vencer o trecho considerado o mais difícil. A subida de O Cebreiro com cerca de 30 quilômetros de acesso entre caminhos sinuosos e em aclive, é iniciado nas imediações de Las Herrerias até La Faba, 3,0 quilômetros de belas paisagens entre bosques fechados.
O dia começou tendo algumas surpresas. O meu companheiro de peregrinação não iria mais seguir o trajeto comigo, pois seu joelho estava bastante inflamado e por recomendações médicas ele deveria permanecer na cidade por alguns dias, pelo menos uns dois dias. A outra surpresa foi conhecer o lendário Jesus Jato, proprietário do albergue Ave Fenix.
Vide:
Saída de Villafranca del Bierzo
http://todo-caminho.blogspot.com/2010/10/i-as-cidades-e-memoria-villafranca-del.html
http://todo-caminho.blogspot.com/2010/10/ii-as-cidades-e-memoria-villafranca-del.html
http://todo-caminho.blogspot.com/2010/10/iii-as-cidades-e-memoria-villafranca.html
Villafranca del Bierzo
Hoje existe nova opção que ameniza o difícil caminho via montanhas de Trabadelo, 12 quilômetros de pura ladeira. Os novo andaderos ao lado do rio Valcarce da saída de Villafranca del Bierzo até Portela de Valcarce é um bom descanso para enfrentar a subida a partir de La Herrerias.
Depois de percorrer praticamente 5 quilômetros, passamos por Pereje. Mais 4 quilômetros é que temos as duas alternativas em Trabadelo.
Em Pereje presenciei um gesto de civilidade e confiança. Uma kombi vende pães e faz a entrega a domicílio; deixando-os depositados em sacos, pendurados na porta principal da casa. Um costume cultura que mereceu uma foto.
O caminho que fiz opção foi pelo andadero que margeia o rio Valcarce. Em La Portela de Valcarce um monumento ao peregrinos nos alerta que já foi percorrido 559 quilômetros a partir de Roncesvalles, início do Caminho Francês na Espanha, e que faltam 190 até Santiago de Compostela.
Monumento sinalizando os quilômetros.
La Portela de Valcarce
A presença da pecuária é mais constante nesse trecho do caminho onde deixamos de observar maiores incidências da agricultura.
Ambasmestra - Caminho de Santiago
A partir de Las Herrerías o melhor caminho para o Cebreiro é pelo trilha que ascende a montanha, ziguezagueando sob o bosque até o vilarejo de La Faba. Uma outra opção é pela carretera porém mais longa.
Depois de muita subida atingimos o povoado de O cebreiro, cuja história envolve povos celtas, mitos e plenitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário