"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AS CIDADES E A MEMÓRIA - SANTIAGO DE COMPOSTELA

Foto 01 - Final da tarde em Santiago

Em plena Galícia, Santiago de Compostela tem, entre tantos outros atributos, o privilegio de ser Patrimônio da Humanidade. Reconhecida pela UNESCO, em 1984, o centro histórico da cidade à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade. A capital política e administrativa da Comunidade Autônoma da Galícia é um autentico museu a céu aberto.

Sendo uma cidade emblemática para a cristandade medieval, ainda é, na atualidade, uma meta para milhares de peregrinos modernos em busca da espiritualidade e das belezas monumentais, para tantos outros. Seu maior atributo é preservar embaixo do altar-mor da imponente Catedral os restos mortais do Apóstolo Tiago.

No entanto, quer as relíquias santas, ou a monumental fachada do Obradoiro, (“obra de ouro”, para uns ou “lugar de obras” para outros) erguida sob as torres barrocas, obra de Francisco de Casas Novas, sobreposta à românica primitiva, ou, bem como, o seu magnífico interior onde se encontra a maior jóia artística compostelana: o Pórtico da Glória, ecoando belos acordes tubulares do órgão da Renascença, invadindo os ouvidos modernos, enquanto o imenso incensário (Botafumeiro, em galego) é aceso e levantado sob a nave central pelos “tiraboleiros”, é mais do que motivos para soltar as maiores exclamações de admiração. (Fotos 02 a 04)

Qualquer passeio pode ter o seu melhor ponto de partida na Praça do Obradoiro, considerada uma das mais belas praças do mundo, sentimo-nos cercados de monumentos românicos, barrocos e neoclássicos, com uma beleza de formas, difíceis de dimensionar. Ao seu lado está o Hostal de los Reyes Católicos com fachada plateresca, fundado pelos reis católicos como Hospital Real da Renascença, no século XVI, hoje transformado em um luxuoso hotel. O Palácio de Rejoy, de estilo neoclássico é hoje a atual Câmara Municipal, e o Colégio de San Jerônimo (Pazo de Xerome – Palácio de Xerome), sede da Reitoria da Universidade. No final da tarde, iluminada estrategicamente pelos últimos raios solares, matizando-as de dourado, é um sonho (Foto 05 e 06).

O centro histórico apóia-se em arcadas sombreadas e pracinhas religiosas, onde cantam as águas das fontes e se escondem palácios, igrejas e conventos, que se tem de descobrir com olhares atentos (Fotos 07 a 10).

Mas, para além de um passado onipresente, os importantíssimos investimentos feitos para melhorar o Caminho de Santiago, deram-lhe um novo perfil arquitetônico, dinâmico e certo e uma vida cultural intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário