"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

I - Província de León


Foto 01 - Cidade de León

O Caminho atravessa neste trecho de 118 km da província de León, praticamente 24 localidades, porém cinco comarcas merecem uma visita mais detalhada, Sahagún, (a primeira cidade da província), León (a capital da província), Astorga, Ponferrada e Villafranca Del Bierzo.

Os contrastes paisagísticos da região são notáveis. Extensas planícies, final das “Mesetas Castellana”, alteram-se as regiões montanhosas, onde a neve está presente em boa parte do inverno. Por isso, convém tomar cuidado antes de aventurar-se por essa região nessa época do ano (Fotos 02 a 04).

Antes de chegar a León passamos por Mansilla de las Mulas, cidade que ainda conserva em pé uma parte das muralhas medievais. Foi uma cidade profundamente ligada à peregrinação e contou em outros tempos com quatro hospitais, dois conventos e sete igrejas (Fotos 05 e 06).

León foi uma das principais cidades cristãs da Idade Média, o edifício mais importante da cidade é a Catedral de estilo gótico, que começou a ser construído em meados do século XIII e foi completada em menos de cem anos. O que mais chama a atenção são os enormes vitrais que cobrem uma área de 1800 m2, sobre vários temas, de monstros míticos a plantas. Muitos retratam santos e personagens de histórias bíblicas. O da Capilla de la Natividad mostra peregrinos em adoração no túmulo de São Tiago, em Santiago de Compostela (Fotos 07 a 09)

Chegando a Astorga uma visita obrigatória é a Catedral. Contemplar a fachada barroca, de pedra rosada que fica resplandecente ao entardecer, é um espetáculo imperdível. Outra construção que chama a atenção é o Palácio Episcopal, obra de Gaudí, famoso arquiteto modernista consagrado por suas obras em Barcelona (Fotos 10 e 11).

Um pouco mais chegamos à Rabanal Del Camino (1) e a lendária Foncebadón (2), mais adiante encontramos a Cruz de Ferro (3). Monumento crucial do Caminho onde segundo a tradição dos peregrinos deve-se jogar uma pedra em sua base para marcar a passagem pelo lugar. Muitos peregrinos levam a pedra desde seu país de origem (Foto 12 a 14).

Uma vez em Ponferrada pode-se apreciar o santuário gótico de Santa Maria de La Encina, e o Castelo Templário do século XII (4), um dos maiores do Caminho, (Fotos 15 e 16).

A última localidade da província de León é Ruitelán a caminho da temida e aguardada subida ao Cebreiro.

As localidades que servem como apoios dentro da provincia de León são: Sahagún, Calzada Del Coto, Bercianos Del Camino, El Burgo Raneros, Reliegos, Mansillas de las Mulas, León, Villadangos Del Pásamo, Hospital de Órbigo, Astorga, Muridas de Rechivaldo, Santa Catarina de Somoza, El Ganso, Rabanal Del Camino, Foncebadon, El Acebo, Riego de Ambrós, Molinaseca, Ponferrada, Cacabelos, Villafranca Del Bierzo, Pereja, Vega de Valcare e Ruitelán.

Nenhum comentário:

Postar um comentário