"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Caminho de Santiago


O Caminho Frances a Santiago de Compostela atravessa sete províncias ao norte do Espanha: Navarra, La Rioja, Burgos, Palência, León, Lugo e La Coruña, sendo as duas ultimas, conhecida como a região da Galícia.


A localidade de Roncesvalles, ao norte da Espanha, é o marco inicial da peregrinação dentro da península ibérica. Porém, muitos peregrinos escolhem como primeiro trecho do Caminho a cidadela de Saint Jean Pied-de-Port, no sul da França. De Saint Jean a Roncesvalles, entende-se uma distancia de 27 quilômetros, e é considerado um dos mais difíceis dos 800 quilômentos do percurso. Sua dificuldade está em vencer, praticamente, 20 quilômetros em aclive e sem localidade de apoios intermediários.


Na Igreja que compõe a Colegiata de Roncesvalles é celebrada a missa do peregrino, uma das mais marcantes solenidades ao peregrino. Ela é realizada todos os dias às 20 horas e essa cerimônia vêm sendo repetida desde o século XI. A benção ao Peregrino é dada em espanhol, alemão, inglês, português, entre outros idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário