"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

I - REGIÃO DA GALÍCIA


Foto 01 - Marco divisório da Galícia

Por toda a região da Galícia, composta das províncias de Lugo e La Coruña, o Caminho segue através de pequenas trilhas que reservam surpresas que vão de antiquíssimos povoados celtas a maravilhosos bosques de carvalhos que emprestam sua sombra aos peregrinos (Foto 02 e 03).

No Cebreiro o visitante encontrará um grupo de “pallozas” celtas datadas de antes da era cristã. Neste lugar também encontramos um templo pré-românico datado do século IX e X.; nele se conserva um cálice, conhecido geralmente como o “Santo Gral Galego” (Fotos 04 a 06).

Em Tricastela, o Caminho oferece duas opções para chegar à cidade de Sárria; uma mais longa que conduz o peregrino ao Mosteiro de Samos e a outra, mais curta, via Calvor (Fotos 07 a 10).

Nesta etapa que abrange as cidades de Ponferrada a Santiago, são 170 km; normalmente, subdivido em seis pernoites. Por fim chegamos a Santiago de Compostela, o peregrino deve dirigir-se o mais rápido possível à Catedral, que durante século tem sido a razão de ser da cidade de Santiago de Compostela. Não podemos esquecer que a cidade nasceu a partir dela.

A fachada do Odradorio, a principal da catedral, é sem dúvida a protagonista da praça à que dá seu nome. Em volta da Praça do Obradoiro há um conjunto de prédios históricos sem igual na Europa (Fotos 11 a 13).

Atrás desta imponente fachada barroca se levanta o Pórtico da Gloria, considerado como o monumento mais notável da arte cristã do século XII, obra do mestre Mateo.

O centro antigo de Santiago pode ser conhecido a pé. Vários são os lugares que merecem uma visita (Foto 14).

São praticamente 26 comarcas que compõem esta etapa, a saber: La Faba, Laguna de Castilla, O Cebreiro, Hospital de La Condesa, Alto do Paio, Tricastela, Samos ou Calvor, Sárria, Barbadelo, Ferreiros, Portamarin, Gonzar, Ventas de Narón, Ligonde-Eirexe, Palas de Rei, Casanova, Liboreiro, Melide, Ribadiso de baixo, Arzúa, Santa Irene, Arca do Pino, Monte do Gozo e Santiago.

Um comentário: