"Nem eu nem ninguém pode viajar essa estrada por você. Você deve atravessá-la sozinho"

Walt Whitman

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

(III) AS CIDADES E A MEMÓRIA - SANTIAGO DE COMPOSTELA

FACHADA DO OBRADOIRO

Projetada por Fernando de Casas y Novoa em estilo barroco, foi terminada por volta de 1747. Em ambos os lados da porta principal há duas pequenas torres quadradas, românicas, sobre as quais se levantam as atuais torres barrocas.

PALÁCIO DE RAXOI

Hoje, sede da prefeitura de Santiago e da presidência da Xunta de Galiza, foi construído pelo Arcebispo Raxoi, para alojar um seminário para meninos do coro, acólitos e sacerdotes, além de cárcere.

PALÁCIO DE XEROME

Construído para o Colégio da Universidade em meado do século XVIII, é hoje a sede da Reitoria da Universidade de Santiago de Compostela. A portada em estilo neo-românico procede de um hospital para peregrinos chamado “Hospital Viejo” ou de Santiago, que existiu na Praça da Azabachería entre os séculos XII e XVI. Esta portada, do final do século XV, foi transladada para aqui quando o hospital desapareceu. No alto uma escultura da Virgem com o Menino Jesus. Acima da arquivolta, o escudo do fundador Fonseca.


Na lateral existe uma curiosa árvore (tipo genealógica) que contém em seus galhos, placas com nomes das profissões existentes no século XVIII. Aqueles estudantes que ficavam em duvidas sobre a profissão a ser seguida ficavam de costa para o painel; vedava os olhos e depois retornava caminhando até as placas. Aquela que ele apontava “cegamente”, era a profissão a ser seguida.


HOSTAL DE LOS REYES CATÓLICOS

Fundados pelos Reis católicos é uma edificação levantada nos primeiros anos do séc. XVI entre 1501 e 1509. Iniciado em estilo plateresco, sofrendo posteriormente adições barrocas. A grande varanda projetada na extensão da fachada é segura pro pequenas colunas ornamentadas com motivos vegetais e figuras como guerreiros, sátiros, bodes, símios efebos, etc. estas varandas foram colocadas após a restauração a partir de 1677.

Nenhum comentário:

Postar um comentário